O Noroeste (NO) está entre o Norte e o Oeste. O Sudoeste (SO) está entre o Oeste e o Sul. O Sudeste (SE) está entre o Sul e o Leste. Os pontos de localização são muito utilizados nas rotas marítimas e aéreas.
A rosa dos ventos é um instrumento utilizado para a orientação espacial. Em sua representação mais comum, estão presentes os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e os colaterais (noroeste, nordeste, sudeste e sudoeste).
Os quatro pontos cardeais, que são as direções principais da rosa dos ventos, são: Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (W). Quando se conhece apenas um destes pontos cardeais, já se pode localizar os demais espacialmente. Por isso, algumas rosas dos ventos trazem apenas o Norte (N) representado.
A ROSA-DOS-VENTOS REPRESENTA OS PONTOS CARDEAIS (NORTE, SUL, LESTE, OESTE) EM UM MAPA. O SOL É USADO COMO REFERÊNCIA PARA A ORIENTAÇÃO, PORQUE DIARIAMENTE ELE APARECE A LESTE E DESAPARECE A OESTE.
Os Pontos Cardeais são elementos de orientação e localização na Cartografia, visto que se relacionam com a posição do sol. O sol nasce no mesmo lado do horizonte e se põe no lado oposto, por isso esses lados estabeleceram os Pontos Cardeais.
Flavio Gioia
Os pontos colaterais são quatro: nordeste, NE. sudeste ou sueste, SE. noroeste, NO ou NW.
Os Pontos Subcolaterais permitem formas mais precisas de orientação, já que se encontram no intervalo de um ponto cardeal e um colateral.
Resposta. Pontos Colaterais: Nordeste (NE), Sudeste (SE), Noroeste (NW) e Sudoeste (SW). Pontos Subcolaterais: nor-nordeste (NNE), nor-noroeste (NNW), sul-sudeste (SSE), sul-sudoeste (SSW), lés-nordeste (ENE), lés-sudeste (ESE), oés-sudeste (WSE) e oés-sudoeste (WSW).
Resposta. O aparelho que possui a "Rosa dos Ventos" dentro dela é a Bússola.