EQST

Quais As Caractersticas Da Escultura Renascentista?

Quais as características da escultura renascentista?

A escultura do Renascimento usou todo tipo de materiais, principalmente do mármore, bronze e madeira . O bronze competiu com o mármore, principalmente em monumentos funerários, fontes e pequenas esculturas para decoração de interiores, assim como em estátuas equestres como a do condottiero Colleoni em Veneza.

O que são os renascentistas?

Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.

Quais são os traços principais da arte renascentista?

As obras renascentistas (pinturas, esculturas, livros) apresentavam características comuns como: - Antropocentrismo: valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos. - O uso da estética da cultura greco-romana, principalmente a busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas.

Quais são os estilos renascentistas?

A arquitetura renascentista foi desenvolvida durante o período do renascimento europeu, que teve início no século XIV e permaneceu até o século XVI. Esse novo estilo que surgia, estava alijado dos modelos medievais e da arquitetura gótica.

São características das cidades renascentistas?

* Características das cidades industriais: crescimento vertiginoso; localização estratégica; espaços funcionalmente diferenciados (zonas industriais, comerciais, bairros de classe média, de alto padrão e bairros miseráveis);

Quais são as principais cidades do renascimento?

O movimento manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental, impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa e pela circulação de ...

Em que cidade italiana Iniciou-se o movimento renascentista?

Toscana, entre as cidades de Siena e Florença, foi onde o Renascimento se originou, proliferando-se mais tarde por toda a Europa. Grandes transformações ocorreram na cidade de Roma, o que originou o surgimento de importantes nomes na literatura, arquitetura, bem como nas artes plásticas.

Como se iniciou o movimento renascentista?

O renascimento surgiu na Europa entre os séculos XV e XVI e teve seu desenvolvimento ligado a uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram no final da História Medieval. Após a queda de Constantinopla, os antigos bizantinos se instalaram na Itália, onde desenvolveram a cultura clássica.

O que é o renascimento do comércio?

O renascimento comercial da Idade Média ocorreu por causa da ampliação das rotas comerciais e do estabelecimento de feiras anuais, que atraíam inúmeros comerciantes interessados na venda e troca de produtos. Uma consequência desse fenômeno foi o retorno da utilização da moeda.

O que as Cruzadas tem a ver com o renascimento comercial?

As Cruzadas ocorreram entre os anos de 1096 e 1270 e conduziram a Europa a um momento de renascimento comercial: ao voltarem das batalhas em terras orientais, os cruzados traziam consigo produtos de luxo, como tapetes persas, porcelanas chinesas, tecidos finos ou especiarias (temperos como cravo, canela e pimenta), que ...

O que ocorreu com o incremento comercial?

O renascimento comercial e urbano aconteceu na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média. Esse processo resultou em grande crescimento comercial, adormecido desde a desagregação do Império Romano do Ocidente, e em grande crescimento urbano.

O que aconteceu com o comércio na Idade Média?

Durante um longo período de tempo o comércio medievo foi uma atividade errante, na qual o mercador seguia a rota dos produtos, sendo a venda feita através da exposição direta dos artigos em lojas, mercados e feiras. ...

O que provocou o renascimento urbano e comercial?

O renascimento comercial e urbano contribuiu para o surgimento de um novo grupo social; a burguesia. Com o surgimento da burguesia, começa a ocorrer o declínio da nobreza feudal. ... Essas atividades econômicas desenvolveram-se impulsionando o renascimento das cidades e o surgimento de novas.

Qual foi o papel do renascimento comercial e urbano para a centralização da monarquia?

Na criação de uma Assembleia de Notáveis em cada país cuja função seria fiscalizar o poder do rei e assim evitar abusos. Na supressão da figura do monarca e sua substituição por uma democracia direta eleita por sufrágio universal.

O que foi a centralização monárquica?

Uma Monarquia centralizada é basicamente um Regime de Governo onde o poder está centralizado nas mãos do rei, ou seja, ele detém o poder sobre praticamente todas as decisões em seu reino, sendo a autoridade máxima em toda sociedade.

O que contribuiu para a centralização monárquica?

A ascensão do modelo econômico comercial, as constantes disputas políticas e militares entre os senhores feudais e a necessidade de estabelecer um exército nacional centralizado foram três dos principais fatores que colaboraram para a centralização monárquica no período.