Assim, o filósofo cristão distingue cinco vias para caracterizar o conhecimento e provar a existência de Deus. Vejamos quais são: ... Primeiro motor imóvel: esta primeira via supõe a existência do movimento no universo. Porém, um ser não move a si mesmo, só podendo, então, mover outro ou por outro ser movido.
Contra aqueles, Tomás afirma que todo conhecimento da existência de Deus provém da realidade sensível, que é efeito do poder deste. Esse conhecimento pelos efeitos não exaure o que é Deus, mas é suficiente para se chegar a concebê-lo como causa de toda e qualquer realidade.
3. Que relação podemos estabelecer entre as “cinco vias” ? Todas as cinco vias tem como finalidade provar a existência de Deus através da razão. ... Já a quarta via chega a conclusão de que existe algo que é a causa da existência de todas as coisas.
Chamado por alguns de “o príncipe da Escolástica”, Tomás de Aquino foi o principal representante desse período. Foi ele quem, de fato, introduziu Aristóteles na Filosofia medieval, pois o autor não foi tão explorado pelos patrísticos e escolásticos (anteriores a Aquino), como aconteceu com Platão.
A FILOSOFIA DE SANTO TOMÁS DE AQUINO Uma de suas ideias centrais é a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para Aquino, existiriam as “verdades da fé”, atingíveis apenas por meio da revelação cristã, às quais não poderemos chegar através da razão.
A filosofia escolástica é uma vertente do pensamento filosófico produzido pelos intelectuais da chamada filosofia cristã. Essa vertente tem como principal representante Tomás de Aquino, que utiliza do pensamento aristotélico para pensar sobre questões inerentes à fé.
Após a conclusão dos estudos teológicos, Tomás de Aquino dividiu-se entre a docência, a filosofia e as atividades religiosas. Em 1274, durante uma viagem à França para participar do II Concílio de Lyon, o frei adoeceu e acabou falecendo em 7 de março do mesmo ano.
Roccasecca, Itália
A linha de pensamento de Santo Agostinho girava em torno de dualismos, herança de Platão e dos maniqueístas orientais. ... São Tomás de Aquino ia na contramão de Santo Agostinho, colocando a razão em primeiro lugar. Tentava até mesmo explicar a fé por meios racionais, alegando que podia provar a existência de Deus.
Um dos mais importantes nomes da filosofia medieval e maior representante deste período foi Santo Tomás de Aquino (c. 1225-1274).
A psicologia tomista: a vontade teleologicamente orientada pelo intelecto A ética de Tomás de Aquino deve ser compreendida no contexto de sua filosofia do ser, para a qual somente Deus é ser em sentido pleno, o Absoluto, o Ser originário (Molinaro, 2000).
Literalmente, o termo psicologia referia-se ao estudo da ciência da alma, ou da psique ou da mente. Entre os antigos, o termo alma possuía vários sentidos. Podia significar sopro (respiração), fogo (calor vital que se apaga com a morte) e sombra ou simulacro (o que está sempre ao seu lado).
A história da psicologia como um estudo acadêmico da mente e do comportamento remonta aos gregos antigos. ... A psicologia como um campo autoconsciente de estudo experimental começou em 1879, em Leipzig, Alemanha, quando Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório dedicado exclusivamente à pesquisa psicológica na Alemanha.
1) Os primórdios do pensamento na Grécia Antiga. Estuda-se a formação pré-racional, centrada nas crenças, e da transição do mito à razão, fase representada pela filosofia pré-socrática; ... Apresenta-se os pensamentos de Sócrates, Platão e Aristóteles; 3) a filosofia helenística.
No Brasil a psicologia teve dois caminhos de entrada: no início do século XX pelos cursos de formação de professores e de pedagogia; alguns anos mais tarde pela "psicologia industrial", como a maior industrialização dos centros urbanos. Os primeiros cursos de formação específica em psicologia datam da década de 1.