Peixes, alguns moluscos e crustáceos são exemplos de seres vivos que possuem respiração do tipo branquial. Também chamada de respiração tegumentar, esse tipo de respiração ocorre na superfície do corpo do animal por meio da pele.
Na linguagem vulgar, respiração é o ato de inalar e exalar ar através da boca, das cavidades nasais ou através da pele para efetivamente serem processadas as trocas gasosas ao nível dos pulmões.
Nesse tipo de respiração, típica de animais aquáticos, as trocas gasosas ocorrem nas brânquias, órgãos em formato de lâmina e bastante vascularizados. Para que ocorra a respiração branquial nos peixes, por exemplo, a água entra pela boca e sai pelas fendas branquias.
Mamíferos marinhos respiram ar, enquanto a maioria dos outros animais marinhos extraem o oxigênio da água. Mamíferos marinhos possuem cabelo. Cetáceos possuem pouco ou nenhum cabelo, geralmente algumas poucas cerdas ao redor da cabeça ou boca.
Sistema circulatório O coração dos mamíferos é divido em quatro partes. Dois átrios e dois ventrículos. A passagem do sangue pelas câmaras é controlada por valvas que permitem fluxo sanguíneo em uma única direção não havendo mistura sanguínea. O ventrículo esquerdo bombeia sangue oxigenado, levado pelas artérias.
O sistema circulatório, também chamado de sistema cardiovascular, é composto de sangue, coração, artérias, capilares sanguíneos e veias. ... Regulação da temperatura corporal: o sangue é distribuído de forma homogênea por todo o organismo, promovendo a manutenção de uma temperatura adequada em todas as partes do corpo.