A frase "Só sei que nada sei" é atribuída ao filósofo grego Sócrates. A frase também é conhecida por sua versão original em latim ("ipse se nihil scire id unum sciat") e pela sua tradução em inglês ("I only know that I know nothing").
Sócrates foi um filósofo grego nascido na cidade de Atenas, por volta do ano 470 AC. C. Distinguiu-se por andar pelas ruas perguntando a verdade das coisas. Seus interlocutores foram todos aqueles que cruzaram seu caminho, sendo o famoso Platão um deles.
Como dissemos, Sócrates inicia sua investigação por meio de questões que geram uma certa insegurança sobre o nosso próprio conhecimento. Porém, Esta incerteza contém em si uma certeza: sabe-se que nada se sabe, é um facto.
A filosofia é caracterizada por suas grandes ideias e questões que desafiam nossa compreensão do mundo e até de nós mesmos. Desde os tempos antigos, o filósofo ateniense Sócrates é conhecido por sua obra da qual deriva a famosa frase: “Só sei que nada sei”.
Mas essa ilusão de conhecimento desaparece durante o diálogo com o filósofo. Já as perguntas de Sócrates desmantelam a confiança no suposto conhecimento que se tinha. Então, O lema “Só sei que não sei nada” parte do reconhecimento da própria ignorância.
A questão socrática é uma investigação sobre o significado das coisas. A interpretação é mais profunda Jorge Riezuque sustenta que A pergunta de Sócrates nos encoraja a questionar o sentido da vida.
Então, em seguida, Sócrates dirá que sabe algo a mais do que essas pessoas: ele sabe que não pensa saber aquilo que, de fato, não sabe. Ou seja, ele declara estar consciente da sua própria ignorância e não finge saber algo. Em vez disso, o filósofo busca pela verdade, por meio de questionamentos e investigação.
No vídeo do canal Isto não é filosofia, o professor Vitor Lima explica de forma didática e concisa a frase “só sei que nada sei”. De início, o professor já deixa claro que a frase original não é essa e explica qual é o posicionamento socrático.
Sócrates afirmou que seu trabalho filosófico começou como uma tentativa de interpretar a frase do oráculo de Delfos. Este disse que Sócrates era o homem mais sábio de toda Atenas e ninguém poderia superá-lo em sabedoria.
É a forma de sair da normalidade e da zona de conforto em que nos encontramos imersos. Por isso, é frutífero voltar a figuras como Sócrates, que dedicou a sua vida a enfrentar o quotidiano do seu tempo.
Embora a famosa frase seja atribuída a Sócrates, não se pode ter certeza de que ele, de fato, afirmou uma das proposições mais conhecidas da filosofia, porque o filósofo não deixou nenhum documento escrito. O que se tem relato é de um posicionamento semelhante no Sócrates de Platão, que é uma personagem que compunha os diálogos platônicos.
Há mais de 2.000 anos, Sócrates nos disse que, para alcançar o verdadeiro conhecimento, O primeiro passo deveria ser reconhecer a própria ignorância. Sobre o tema, matéria publicada pela revista arete Ele afirma que este filósofo nos ensinou a nos desconstruir. Isto envolve a revisão e purificação das ideias consideradas naturais e evidentes.
Nesta dimensão, o significado de não saber o que a frase contém apela à falta de conhecimento sobre o significado da totalidade da nossa vida. Ainda mais, sobre toda a nossa existência.
Frases sobre a inveja e seus efeitos Continua após a publicidade. ad Todos nós já tivemos inveja em algum momento, afetando nosso bem-estar emocional, porque queremos o…
A frase é, no limite, a aplicação do próprio método socrático de ironia, somada à maiêutica. Na fase da ironia, o filósofo questiona e reconhece que não sabe para buscar e parir a verdade maiêutica.
Sócrates começou um processo investigativo de busca pela verdade, após receber de seu amigo Querefonte a resposta do Oráculo de Apolo. Essa resposta dizia que o homem mais sábio era o próprio Sócrates. O filósofo, no entanto, não se entendia como o mais sábio de todos e, assim, iniciou uma vasta investigação entre os políticos, filósofos, artesãos e todos aqueles que ele considerava mais sábios do que ele.
Sócrates nasceu em Atenas, Grécia, entre 470 e 469, e morreu na mesma cidade em 399. Considerado o pai da filosofia ocidental, veio de uma família pobre e profissionalmente foi escultor, assim como o pai. A mãe era parteira.
O que significa estar Apreensivo? Continua após a publicidade. ad Alguém pode ser culpado por estar apreensivo nestes tempos caóticos? A verdade é que este estado emocional…
O método socrático (também conhecido como dialética) consiste numa conversa entre o filósofo e um interlocutor que, via de regra, afirma que domina determinado assunto. Sócrates se limita apenas a examinar e interrogar as orações que o interlocutor soberbo profere.
Nestes dois vídeos você entenderá não só o significado da frase, mas a história contida em Apologia de Sócrates, da afirmação “só sei que nada sei”. Veja:
Ao proferir a frase "Só sei que nada sei", Sócrates reconhece a sua própria ignorância. Através do paradoxo socrático, o filósofo negava categoricamente o posto de professor ou grande sabedor de qualquer conhecimento. A lógica é simples: ao afirmar que nada sabe, ratifica o fato de que também nada tem para ensinar.
É através dessas perguntas que vai fazendo ao longo do diálogo que o filósofo interpreta as verdades daquele que está convencido de que sabe. As suas perguntas provocam e instigam o interlocutor. Sócrates só para de questionar quando o próprio interlocutor alcança a uma resposta.