É verdade que, diante de um quadro de inflamação, o anestésico não consegue realmente fazer uma penetração eficiente nas células nervosas da região atingida. Isto porque a região fica tão ácida que o anestésico é dissolvido antes que chegue no mesmo.
Anestésicos Gerais
As células de Schwann circundam o axônio de alguns neurônios e formam uma camada de natureza lipídica chamada de bainha de mielina. (Cesgranrio-RJ) Os anestésicos, largamente usados pela Medicina, tornam regiões ou todo o organismo insensível à dor porque atuam: a) nos axônios, aumentando a polarização das células.
a) O tecido que forma o sistema nervoso é o tecido nervoso, que possui como célula principal o neurônio. ... Entre cada neurônio existe uma fenda, onde o axônio está muito próximo da superfície de outra célula, processo denominado sinapse nervosa.
Assinale o que for correto a respeito da propagação do impulso nervoso. a)A alteração elétrica é chamada de despolarização, a qual consiste em uma inversão brusca de cargas ao longo de toda a membrana plasmática. Nesse caso, a superfície interna da membrana torna-se momentaneamente menos positiva que a externa.
Resposta. Explicação: Nas fibras mielínicas, ou seja, que possuem bainha de mielina é possível observar que o impulso propaga-se apenas nas regiões dos nódulos de Ranvier, onde não há mielina. Em razão da existência dessa característica, afirma-se que nessas fibras a condução do impulso é saltatória.
→ Como ocorre o impulso nervoso? O impulso nervoso inicia-se quando o neurônio sofre um estímulo suficientemente forte para desencadeá-lo. Isso acontece quando uma membrana está em potencial de repouso, uma condição em que a superfície interna da membrana possui carga negativa em relação à superfície externa.
Quando um estímulo químico, mecânico ou elétrico chega ao neurônio pode ocorrer alterações permeabilidade da membrana, permitindo grande entrada de sódio na célula e pequena saída de potássio dela. Ocorrendo isso, caracteriza se impulso nervoso.
Resposta: Impulso nervoso é uma corrente elétrica que percorre o axônio (parte do neurônio responsável pela transmissão do impulso nervoso) com o objetivo de transmitir uma informação. Esse processo ocorre em consequência da despolarização que ocorre ao longo da membrana do neurônio.