Clint Barton é a segunda pessoa a ter a identidade Ronin, tornando-se Ronin quando ele se juntou aos Novos Vingadores após a Guerra Civil. Clint tentou entregar o traje de volta para Lopez depois que ele foi resgatado do Tentáculo, mas Lopez poderia ter recusado e permitido que ele o guardasse.
Todos sabemos que Vingadores: Guerra Infinita representará o início da culminação desse universo. A trama vai progredir exponencialmente e atingirá seu auge em Vingadores: Ultimato, que deve trazer a última parte do letal conflito dos Heróis Mais Poderosos da Terra contra Thanos, o Titã Louco. E se imagens recentes dos bastidores nos dizem alguma coisa, é que o Gavião Arqueiro, assim como nos quadrinhos, deve assumir outra identidade secreta: O Ronin.
HQ mostra romance de Deadpool com dois personagens poderosos da Marvel
O Ronin é conhecido por ser um personagem mais amargurado e sem mestre. Vingadores: Guerra Infinita já deu a informação de que Barton estava em prisão domiciliar desde seus atos em Capitão América: Guerra Civil. Assim como Scott Lang, para proteger sua família, Barton obedece às ordens judiciais, motivo pelo qual o herói não se junta aos Vingadores na batalha contra Thanos.
Isso porque após anos de mistérios, o filme protagonizado por Natasha Romanoff finalmente revelou o que aconteceu na cidade. Durante as várias conversas com sua irmã mais nova, Yelena, a personagem Natasha Romanoff acaba revelando que o Gavião Arqueiro foi inicialmente enviado para lhe matar em Budapeste.
Natasha se voluntariou, mesmo lutando contra a tentativa de Clint Barton ir no lugar dela e acabou morrendo no Universo Cinematografico Marvel. Inclusive, Scarlett Johansson mudou essa morte, deixando ela bem mais emocional do que a versão original.
Após a crise acabar, o Gavião tirou tempo para ficar com sua família, e nomeou seu terceiro filho de Nathaniel Pietro Barton, em reconhecimento a sua companheira Natasha e Pietro, o homem que sacrificou sua vida para salvá-lo.
Após a crise acabar, o Gavião tirou tempo para ficar com sua família, e nomeou seu terceiro filho de Nathaniel Pietro Barton, em reconhecimento a sua companheira Natasha e Pietro, o homem que sacrificou sua vida para salvá-lo.
Em Os Vingadores, é revelado que a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro têm um passado juntos. Ela explica que virou um alvo da S.H.I.E.L.D. durante seus dias na Sala Vermelha, e o colega foi enviado para matá-la. Porém, Clint Barton mas optou por outra alternativa e a recrutou para a organização.
Já outra teoria, e que seguiria mais fielmente os quadrinhos, diz respeito a como a morte de um outro Vingador poderia afetar Clint. Segundo rumores, um grande herói pode morrer em Ultimato, deixando um grande vácuo na equipe. A suposição maior é a de que esse Vingador seja o Capitão América. Com isso, além da perseguição implantada pelos Acordos de Sokóvia – que são como um análogo da Lei do Registro nos cinemas – Clint deveria assumir o manto do Ronin como uma preservação de sua identidade, mas principalmente como uma demonstração de luto pela perda do amigo e aliado.
Vingadores: Ultimato começou com uma cena assustadora e emocional em que Clint Barton foi confrontado com o horror do estalar de dedos de Thanos. Nenhum Vingador sofreu mais do que o Gavião Arqueiro: sua esposa e filhos foram apagados, em uma cena eficaz que mostrou o custo humano das ações genocidas de Thanos.
Posteriormente ao retorno de Clint como Gavião Arqueiro, outros também assumiram esse papel. Alexi Shostakov, o primeiro marido da Viúva Negra, utilizou o título para si próprio, enquanto liderava um esquadrão assassino. Após ser derrotado, o manto ficou um bom tempo em desuso, até ser adotado pelo Blade quando ele se juntou aos Poderosos Vingadores de Luke Cage.
Já em Ultimate Marvel, Ronin aparece pela primeira vez em Homem-Aranha Ultimate #118. Aqui ele é uma das várias personalidades de Cavaleiro da Lua, tentando capturar o Homem-Aranha ao serviço de Rei do Crime.
Eis que, nas páginas da segunda edição da revista, finalmente descobrimos quem está por trás da máscara. Tudo começa quando o Falcão e o Soldado Invernal partem em busca de Clint Barton, para se certificarem de que ele não voltou a usar o manto do Ronin, que está completamente fora de controle.
Percebendo a divisão do mundo heroico após a Lei do Registro do Super-Humanos, Clint decidiu tomar uma posição. Ele logo se juntou aos Novos Vingadores – os heróis foragidos e foras-da-lei – assumindo a identidade de Ronin. Dessa forma, ele respeitava Kate Bishop enquanto ela usava o título de Gaviã e mudava sua própria identidade para não ser perseguido pelos Poderosos Vingadores, defensores da Lei do Registro.
Contudo, vale lembrar que Clint não foi o primeiro e tampouco o último Ronin. Para quem não sabe, na cultura oriental, o Ronin é um samurai sem mestre, que não serve a ninguém e que vaga pelas aldeias protegendo os necessitados. Alguns se tornavam mercenários, uma vez que precisavam de empregos fixos para sustentar suas famílias. Eles foram extremamente utilizados na ficção, romantizados como heróis sem causa.