Após a contextualização histórica de formação do território da Iugoslávia, elucide sobre os motivos que provocaram a desintegração do país. Para isso, é preciso explicar que a população estava enfrentando graves problemas socioeconômicos: crises econômicas, desemprego, greves de trabalhadores, etc.
Após uma década de guerras, motivadas por conflitos étnicos e separatistas, a Iugoslávia foi desmembrada. Com a independência da Croácia, Eslovênia, Macedônia e Bósnia-Herzegovina, apenas as repúblicas da Sérvia e Montenegro permaneceram sob o controle da federação.
A Fragmentação da Iugoslávia ocorreu por causa de uma série de conflitos políticos e também militares que ocorreram na antiga República Socialista Federativa da Iugoslávia, num conflito que durou oficialmente de 1991 até 2001.
A Guerra da Bósnia foi uma consequência da fragmentação territorial da Iugoslávia e das rivalidades entre as diferentes etnias que formavam a Bósnia. A Guerra da Bósnia ocorreu de 1992 a 1995 após a declaração de independência da Bósnia-Herzegovina.
A Guerra da Bósnia aconteceu na Bósnia entre 1992 e 1995, durante o processo de fragmentação da antiga Iugoslávia. Esse foi o maior conflito ocorrido em solo europeu depois da Segunda Guerra Mundial e foi responsável pela morte de aproximadamente 100 mil pessoas.
Após 79 dias de bombardeios, em 3 de Junho de 1999, os líderes ocidentais e Milosevic chegaram a acordo para o fim da guerra: as tropas sérvias iriam retirar-se e permitir o estacionamento de uma força internacional de paz no Kosovo.
História Geral. A guerra da Bósnia fez parte do processo de desintegração da antiga Iugoslávia, ocorrido durante a década de 1990, e foi marcada pelos genocídios contra a população muçulmana. A Guerra da Bósnia foi um conflito que ocorreu entre 1992 e 1995 pela independência da Bósnia.
Iugoslávia – Formação e Desagregação
A História da Jugoslávia ou Iugoslávia começa com o colapso do Império Austro-Húngaro e do Império Otomano (que durante séculos dominaram a região dos Bálcãs), após o fim da Primeira Guerra Mundial, o que levou à criação deste país, que foi formado graças ao Tratado de Versalhes.
Em 1929, o rei Alexandre mudou o nome do país para Reino da Jugoslávia, que significa "terra dos eslavos do sul".
O país passou a se chamar Sérvia e Montenegro. Três anos depois, em referendo popular, os montenegrinos decidiram pela independência da região. Nos dias atuais, portanto, todas as antigas repúblicas que formavam a ex-Iugoslávia são países independentes, incluindo Kosovo.
Grafia usada no Brasil. Nos restantes países da CPLP escreve-se Jugoslávia.
População: 9.
Belgrado
servo-croata
Croata
1918
Europa
Língua croata
Zagrebe
Europa
Localizada na região dos Bálcãs, a Croácia é a república mais próspera da extinta Iugoslávia. A Croácia é um país do continente europeu, seu território está localizado nos Bálcãs, banhado pelo mar Adriático, e limitado pela Sérvia, Eslovênia, Hungria e Bósnia-Herzegovina.
Croácia