Quando a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos chegou ao Brasil, em 22 de janeiro de 1502, deu, à ilha, o nome de São Vicente, em homenagem a Vicente de Saragoça, um dos padroeiros de Portugal. O local, no entanto, já era conhecido pelos índios tupiniquins que a habitavam como ilha de Gohayó.
1. Cananéia – SP. Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa e localizada a 265 km de São Paulo e a 248 km de Curitiba, a cidade mais antiga do Brasil ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico.
22 de janeiro de 1502
A primeira cidade do Brasil é São Vicente, no litoral de São Paulo, fundada por Martim Afonso, em 1532, o município comemorou 487 anos nesta semana.
25 de janeiro de 1554
São Paulo
A Prefeitura de São Vicente, no litoral paulista, divulgou o decreto municipal que determina novas regras de restrições estabelecidas na fase emergencial, um pouco mais flexíveis, a partir de segunda-feira (5). A cidade está em 'lockdown', determinado pelos prefeitos da Baixada Santista, até este domingo (4).
Bairros da cidade São Vicente
vila valença
São Vicente assim como Santos são relativamente tranquilas. A noite obviamente deve-se andar com cuidado e evitar lugares ermos. Infelizmente tem muitos moradores de rua, mas isso não quer dizer que seja perigoso. ... Sonia, São Vicente é uma cidade comum e igual as demais tais como São Paulo, Rio de Janeiro, etc.
Para Vera Ramos, que também reside no Itararé, a diversidade de lojas e um transporte de qualidade são os fatores que lhe fazem ter orgulho de São Vicente. “Temos um comércio forte, com muitas opções e bons preços, além de um transporte de qualidade, com ônibus e lotações. Além disso, outra vantagem é outra.
As capitanias diziam-se hereditárias porque eram transmissíveis aos herdeiros dos donatários. ... De todas as capitanias , as que mais deram certo , foi a de Pernambuco e S. Vicente . Graças ao sucesso obtido com a cana-de-açúcar que era produto de exportação do momento, já que praticamente não existia na Europa.
Martim Affonso de Sousa fundou em janeiro 1532 a primeira vila brasileira, São Vicente, que em setembro do mesmo ano se tornaria a Capitania Hereditária de São Vicente, sendo ele o donatário.