Como tratar Platinosomose? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O tratamento é feito com antiparasitários específicos bem como com medicamentos para tratar os sintomas da doença, como internação e hidratação com soro para casos de desidratação.
Quais os tipos de doenças que a lagartixa traz?
A Platinossomíase, conhecida popularmente como “Doença da Lagartixa'' é uma doença que acomete o sistema hepatobiliar dos felinos domésticos e selvagens. É causada pelo parasita Platynosomum fastosum, no qual apresenta como hospedeiro intermediário a largatixa, sapo e caracol e o hospedeiro definitivo são os gatos.
Por que gatos não podem comer lagartixa?
Ao comerem ou morderem uma lagartixa contaminada, o gato contrai o parasita, que vai se hospedar no fígado, vesícula biliar e, em alguns casos, até no intestino delgado do animal. Os sintomas são relacionados a doenças hepáticas, como explica a veterinária Alessandra Veras.
Qual o tratamento para Platinosomose em gatos?
O tratamento deve se baseado no uso de anti-helmínticos para a eliminação do parasita e na terapia de suporte para o animal. A prevenção é difícil devido à natureza predatória do gato. O controle pode ser realizado através de exames parasitológicos de fezes periódicos.
Como diagnosticar Platinosomose em gatos?
Nesses casos, o gato pode apresentar:
Anorexia;
Apatia;
Emagrecimento;
Desenvolvimento anormal do pelo;
Icterícia (pele e mucosas amareladas);
Vômito;
Diarreia;
Anemia;
Como saber se a lagartixa tem doença?
Esse parasita ataca diretamente o fígado, pâncreas e intestino do gato, podendo gerar graves problemas na sua saúde. Para ter um diagnóstico definitivo, é preciso a detecção de ovos nas fezes do felino.
Quais os sintomas quando o gato come lagartixa?
Platinosomose felina: a doença da lagartixa
Febre;
Mucosas amareladas;
Vômito;
Perda de peso;
Diarreia;
Urina mais amarelada.
Como tratar a Platinosomose em gatos?
O tratamento deve se baseado no uso de anti-helmínticos para a eliminação do parasita e na terapia de suporte para o animal. A prevenção é difícil devido à natureza predatória do gato. O controle pode ser realizado através de exames parasitológicos de fezes periódicos.
Como os gatos domésticos se infectam de Platynosomum SPP?
Platynosomum sp. é um trematódeo encontrado em áreas tropicais e subtropicais e acomete felinos domésticos, sendo a principal via de transmissão a ingestão das lagartixas, contendo as formas infectantes, as metacercárias e parasitando fígado, vesícula biliar e ductos biliares.
Faz mal gato comer calango?
Mas infelizmente elas não são tão inofensivas assim para nossos bichanos. Caso elas estejam contaminadas e forem ingeridas pelos nossos gatinhos, podem transmitir a Platinosomose, também conhecida como “Doença da lagartixa”.