A hematologia trata-se do estudo do sangue e é uma área médica importante para tratar principalmente doenças como trombose, anemia, linfoma e leucemia. Por serem situações relacionadas ao sangue, é o hematologista que ficará responsável pelo tratamento.
O exame hematológico é feito através de um hemograma, que é um exame de sangue completo que avalia a saúde do corpo humano de maneira geral. Através do hemograma, é possível detectar a presença de desordens como anemia, infecções e leucemia.
Em resumo, o endocrinologista trata, ainda: a obesidade, a hipertensão e o diabetes – doenças com grande incidência de pessoas do sexo feminino - e tumores na hipófise, no hipotálamo, na tiróide, nas glândulas supra-renais, no pâncreas e nas gônadas (ovários e testículos).
Hepatologia é uma subespecialidade da gastroenterologia, dedicada ao tratamento dos problemas relacionados ao fígado, como as hepatites virais (A,B,C,D e E), hepatites causadas por medicamentos, hepatites autoimunes, hepatopatias causadas pelo álcool, esteatose hepática (fígado gorduroso), doenças genéticas que ...
Enquanto o gastroenterologista é o responsável pelos cuidados do aparelho digestivo (estomago, esôfago, intestinos delgado e grosso, o fígado, a vesícula e as vias biliares e o pâncreas), o hepatologista cuida, especificamente, do fígado e das vias biliares, e das doenças que podem atingi-lo, que são várias.