EQST

O Que Diz A Teoria Maximalista?

O que diz a teoria maximalista?

Pela Teoria Maximalista, destinatário final é todo aquele consumidor que adquire o produto para o seu uso, independente da destinação econômica conferida ao mesmo. ... Pela Teoria Finalista (ou subjetivista), destinatário final é todo aquele que utiliza o bem como consumidor final, de fato e econômico.

Qual a teoria adotada pelo CDC?

O Código de Defesa do Consumidor adota a Teoria Finalista, segundo a qual somente pode ser considerado consumidor, para fins de aplicação do CDC, o destinatário fático e econômico do bem ou serviço, seja ele pessoa física ou jurídica.

O que diz a teoria finalista mitigada?

A teoria finalista aprofundada ou mitigada amplia o conceito de consumidor para alcançar a pessoa física ou jurídica que, embora não seja a destinatária final do produto ou serviço, esteja em situação de vulnerabilidade técnica, jurídica ou econômica em relação ao fornecedor.

Quem é o destinatário final de um produto ou serviço?

Assim destinatário final é aquele que adquire bem ou serviço para si ou outrem utilizar de forma que satisfaça uma necessidade privada.

O que é Consumidor Fatico?

Consumidor final fático é quem adquire bem ou serviço para o seu uso pessoal; o aspecto econômico indica que o bem ou serviço adquirido não será utilizado em qualquer finalidade produtiva, tendo o seu ciclo econômico encerrado na pessoa do adquirente.

O que é consumidor para a teoria finalista?

De acordo com a corrente finalista, o comerciante e o profissional poderão ser considerados como consumidores, quando adquirirem produtos ou contratarem serviços para o uso não profissional, ou seja, que não tenham nenhuma ligação com a sua atividade produtiva.

Quais os 3 pilares da teoria do consumidor?

São três pilares que formam o alicerce da sua marca ou empresa para garantir a satisfação de seus clientes: presença, tecnologia e pessoas.

Que escola escreveu a teoria do consumidor?

A Escola de Estocolmo tinha - como John Maynard Keynes - chegado às mesmas conclusões na macroeconomia e nas teorias de demanda e oferta. Como Keynes, eles foram inspirados nos trabalhos de Knut Wicksell, um economista sueco ativo nos primeiros anos do século XX.

É toda pessoa física ou jurídica que compra um produto ou serviço para seu uso ele é o destinatário final do produto ou serviço?

Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.

Quem é o consumidor final fático?

Consumidor final fático é quem adquire bem ou serviço para o seu uso pessoal; o aspecto econômico indica que o bem ou serviço adquirido não será utilizado em qualquer finalidade produtiva, tendo o seu ciclo econômico encerrado na pessoa do adquirente.

O que se entende por consumidor final?

Consumidor final é qualquer pessoa física ou jurídica que obtém ou utiliza um produto ou serviço na posição de destinatário final. Em outras palavras: é a pessoa que adquire uma mercadoria ou um recurso para o próprio consumo, o que se dá na última etapa da circulação desse bem.

Qual a teoria sobre o destinatário final que o STJ tem aplicado?

A jurisprudência do STJ está consolidada no sentido de que destinatário final deve ser determinado através da Teoria Finalista, que visa proteger aquele destinatário fático e econômico do bem ou serviço, seja pessoa física ou jurídica. ... Ou seja, ao adquirir o bem, o ciclo econômico é encerrado.

Como o STJ tem aplicado o conceito de Consumidor?

Discussão essa que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem enfrentado. O artigo 2º do CDC explica o conceito de consumidor: "É toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final".

O que os maximalistas defendiam?

2.2 A teoria maximalista A corrente maximalista defende a teoria de que o consumidor – destinatário final seria toda e qualquer pessoa física ou jurídica que retira o produto ou o serviço do mercado e o utiliza como destinatário final.

Quais são os pilares da microeconomia?

A microeconomia preocupa-se coma formação de preços de bens e serviços (soja,automóvel) e de fatores de produção (salários,aluguéis) em mercados específicos. ... A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia, sendo o outro a microeconomia.