- danificando cél., liberando nutrientes às atividades do patógeno; - ocasionando a liberação de enzimas degradativas; - criando micro-ambiente favorável ao patógeno; - facilitando a movimentação do patógeno; - promovendo e/ou acelerando a senescência dos tecidos; - inibindo a invasão 2ária da planta por outros ...
Os patógenos denominados biotróficos sobrevivem somente em tecidos vivos dos hospedeiros, como os agentes causais das ferrugens e dos oídios e por não apresentarem fase saprofítica, o sistema plantio direto não deveria ter efeito sobre eles.
Organismos biotróficos são aqueles que sobrevivem e se multiplicam apenas em plantas hospedeiras vivas. Podem ser citados como exemplos os fungos causadores das ferrugens em milho. Organismos necrotróficos são aqueles que sobrevivem e se multiplicam de forma saprofítica em tecidos mortos.
O micoparasitismo é a ação direta sobre o fitopatógeno, ou seja, quando crescem sobre outros fungos na natureza, através da infecção (penetração e colonização), degradação enzimática e consumo dos nutrientes pertencentes ao talo de outros organismos.
A capacidade do patógeno de sobreviver sobre a matéria orgânica em decomposição é denominada como atividade saprofítica [1].
O que são fontes de inóculo? Matéria orgânica e restos de cultura •Estruturas de resistência •Plantas doentes e hospedeiros intermediários •Órgãos de plantas utilizados na multiplicação (sementes estacas gemas, etc.)
[ Biologia ] Que se alimenta de células mortas ou pode causar a morte do seu hospedeiro (ex.: parasita necrotrófico, fungo necrotrófico).
Entre os principais agentes infecciosos, podemos citar: vírus, bactérias, fungos e protozoários. Os agentes infecciosos podem adentrar o organismo pela pele, via respiratória, circulatória e mucosas, por exemplo. A transmissão também pode se dar de diferentes formas, podendo ser de maneira direta ou indireta.
Micro-organismos são usados no preparo de alimentos, no tratamento de água, na produção de energia, e até mesmo na guerra! No passado, bactérias liberaram oxigênio para nossa atmosfera através de fotossíntese, e com o aumento da concentração desse gás foi possível a diversificação dos seres vivos.
Abaixo separamos 10 aplicações do bem dos micróbios.
O estudo dos microrganismos contribuiu positivamente para o desenvolvimento da humanidade. A partir da descoberta das causas e formas de transmissão das doenças, além dos métodos preventivos como vacinas, medicamentos e soros, por exemplo, foi possível aumentar a qualidade e a expectativa de vida dos seres humanos.
De modo geral, a microbiologia de alimentos é a área da microbiologia responsável pelo estudo da influência que diversos microrganismos exercem nas características dos produtos alimentícios que são consumidos, tanto pelo homem quanto por animais, além do risco à saúde pública.
Podemos afirmar que a importância da microbiologia para o técnico de enfermagem reside no fato de que seus conhecimentos podem ser aplicados de forma a capacitar tais profissionais em relação ao entendimento de situações diárias dentro dessa profissão.