Santo António ou Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo António ou Antônio de Pádua,Ver nota: OFM (Lisboa, 15 de agosto de 1195? — Pádua, 13 de junho de 1231), de sobrenome incerto mas batizado como Fernando, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.
13 de junho é dia de Santo Antônio. Os católicos de todo o mundo comemoram a data do santo conhecido pela fama de ' casamenteiro'. Ele normalmente é representado em imagens segurando o menino Jesus e é um dos santos mais populares do Brasil, também considerado um dos mais importantes do Catolicismo.
Nos dois dias, Dia dos Namorados e Dia de Santo Antônio, mulheres que quiserem usar cores que favoreçam a ativação para o amor devem usar roupas vermelhas. Os homens devem optar pelo roxo.
Antônio: Significa "valioso", "de valor inestimável", "digno de apreço". Nome do latim Antonius, origina-se do grego Antónios. Há estudos que sugerem que o nome Antônio tenha vindo do grego antheos, que quer dizer “alimentado de flores”.
A popularidade do nome dá-se, em partes, por conta da aparição de personagens emblemáticos de mesmo nome na Bíblia, como Santo Antônio, o qual deu todas suas riquezas aos pobres e foi viver no deserto, a fim de buscar servir a Deus.
13 de junho de 1231
O uso das medalhas de santos significa a busca por uma proteção divina representada no acessório. ... Por isso, as medalhas carregam a imagem de santos que auxiliam cada uma das áreas da vida.
Imagem (do latim: imago) significa a representação visual de uma pessoa ou de um objeto. ... Aristóteles, pelo contrário, considerava a imagem como sendo uma aquisição pelos sentidos, a representação mental de um objeto real, fundando a teoria do realismo.
Sonhar com imagem de santo geralmente é a retratação de coisas boas e bastante positivas para a vida do sonhador. Os santos transmitem a paz, fé e a bondade. ... Mas, nos sonhos, eles podem ser resultado de manifestações emocionais à respeito da vida cotidiana da pessoa.
A arte sacra representa uma forma de manifestação artística que está intimamente relacionada com a religiosidade e o sagrado. Denominados de “paramentos litúrgicos” e “roupas litúrgicas” (vestimentas e acessórios), ela compreende a toda a ornamentação sagrada.
A "arte sacra" é aquela arte religiosa que tem um destino de liturgia, isto é, aquela que se ordena a fomentar a vida litúrgica nos fiéis e que por isso não só deve conduzir a uma atitude religiosa genérica, mas há de ser apta a desencadear a atitude religiosa exigida pela Liturgia, ou seja para o culto divino.
Arte sacra é o nome dado a toda produção artística qualificada e destinada ao culto sagrado.
1. Venerável; sagrado. 2. Que é relativo a ritos e ofícios religiosos (ex.: música sacra).
No caso do Raio-X de coluna lombo-sacra, o exame tem como enfoque a porção inferior da coluna vertebral do paciente, observando tanto a parte lombar da coluna quanto o osso sacro e o cóccix.
A arquitetura sacra é uma forma de manifestação artística que reflete uma determinada cultura e período da história. Obviamente, com o tempo, seus padrões foram evoluindo. Os programas desenvolvidos no período clássico não são os mesmos da modernidade.
A poesia sacra é necessário que seja compreensível, quer dizer, que sirva de ensinamento, porque é uma "teologia em imagens". Deve representar as verdades da fé, não de um modo arbitrário, mas de exposição do dogma cristão com a maior fidelidade possível e com sentimentos autenticamente piedosos.
A poesia lírico-amorosa do poeta exibe a figura de musas de maneira romanceada, comparada a elementos da natureza. Traz ainda sentimentos dúbios, onde o pecado e a culpa se mostram presentes.
Gregório de Matos não publicou nada em vida, de forma impressa. No século 17, a leitura era proibida – muitos eram os iletrados – e o livro circulava como um objeto raríssimo e caro, com folhas feitas de trapo (pano).
b) Quais as antíteses presentes no poema? Delinquido e perdoar, irar e abrandar, ofendido e lisonjeado, cobrar (no sentido de recobrar) e perder.
São três os principais temas abordados por Gregório de Matos: a poesia amorosa, a poesia religiosa e a poesia satírica.
A obra de Gregório de Matos divide-se em três vertentes temáticas: poesia satírica, religiosa e lírica.
A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo: o ódio e a amor andam de mãos dadas. Nesse caso, o termo “ódio” está posicionado ao lado de seu termo contrário, o "amor".
Enquanto a aliteração é a repetição de sons consonantais (consoantes), a assonância é a repetição de sons vocálicos (vogais). Exemplos: Aliteração: “Chove chuva, chove sem parar” (Jorge Bem Jor): repetição das consoantes “ch”.