Durante a Primeira Diáspora Grega as invasões dórias e as condições climáticas ocasionaram em uma saída em massa da Hélade. As invasões eram constantes à época, e os povos indo-europeus como os aqueus, os jônios, os eólios e os dórios, por meio de invasões, formaram a sociedade grega.
Já a Segunda Diáspora Grega, ocorrida no Século VIII antes de Cristo, foi a imigração em massa de gregos (que se "abarrotavam" nos povoamentos então estabelecidos) para novas regiões onde houvesse terra fértil, de modo a reduzir a superpopulação ao mesmo tempo que expandia o domínio dos gregos sobre o território ...
Ocorreu por volta de 1100 a.C. em razão da invasão da Grécia pelos Dórios, os quais impuseram um violento domínio sobre a região, causando não só o fim da Civilização Micênica como também o deslocamento de populações da Grécia continental (jônios, eólios) para as ilhas do mar Egeu e para o litoral da Ásia menor, ...
A Primeira Diáspora Grega foi marcada pelas invasões na Hélade. Entre 1500 e 1150 a.C. ocorreu o florescimento da Civilização Micênica. Os invasores dórios foram responsáveis por uma nova organização e divisão social na região.
Resposta. "Invasão dórica é um conceito usado pelos historiadores gregos antigos para explicar a substituição dos dialetos e tradições pré-clássicas, pelos que prevaleceram na época clássica, no sul da Grécia."
Por volta de 1200 a.C., os dórios habitaram diversas regiões da Grécia que, aos poucos foram conquistando, nas regiões da Ática, Peloponeso, Ilha de Creta. Os dórios tinham uma cultura e um dialeto próprios, embora não dominasses a escrita. ... Esse ataque truculento, pôs era fim ao período pré-homérico da história grega.
A violenta invasão dos Dórios na região da Grécia e a destruição da civilização micênica fizeram a cultura helênica regredir, afundando os gregos em um período conhecido como Idade das Trevas da Grécia. Esta fase não possui nenhum registro escrito, apenas registros arqueológicos.
Formação da Grécia O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.
E os romanos, entre outros povos, foram responsáveis por deixar profundas marcas em nossas vidas. Mas, além da república, do direito civil, da arquitetura e urbanismo e do latim — que serve de base para vários idiomas, entre eles o espanhol, o francês e o português —, os romanos nos deixaram outras heranças.