Resposta. a agricultura familiar busca o comercio em pequenos valores e o consumo próprio. já a agricultura patronal busca uma produção acelerada e para comercializaçao em quantidade, bem como a utilização de mao-de-obra remunerada, seja temporária ou contratada.
A agricultura familiar é um setor do agronegócio brasileiro de grande relevância para a economia. Para ser enquadrado nessa atividade, o produtor deve ter uma propriedade que não ultrapasse os 4 módulos fiscais, ter mão de obra predominantemente familiar e ter a maior parte da renda proveniente das terras.
É considerado agricultor familiar aquele que promove atividades no meio rural em terras de área inferior a quatro módulos fiscais, emprega mão de obra da própria família e tem sua renda vinculada a produção resultante desse estabelecimento.
A agricultura familiar concentra, atualmente, mais de 80% de suas terras na região Norte do país, fruto da expansão da fronteira agrícola e da difusão de latifúndios pelas demais regiões do território nacional.
Agricultura familiar, a favor da vida, do meio ambiente, da sustentabilidade. ... A agricultura familiar é alicerçada em princípios que estabelecem uma relação harmoniosa do homem com o meio ambiente, para que ele possa retirar o sustento da terra sem que para isso, tenha que acabar com os recursos naturais.
O trabalho agrícola familiar enaltece a relação do agricul- tor com o ambiente, pois viabiliza não apenas o sustento da unidade familiar, mas o convívio com a comunidade, estabe- lecendo relações com os demais trabalhadores agricultores e com o cuidado ao ambiente rural, em meio à dependência a este(5).
Dicas para praticar a sustentabilidade em família: O que, na prática, significa um esforço para equilibrar o acesso e uso aos recursos – naturais, humanos e financeiros – para diminuir os efeitos negativos e potencializar os positivos na relação entre as comunidades humanas e natureza.
A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Recebe esse nome, pois é realizada por grupos de famílias (pequenos agricultores e alguns empregados)....Leia mais:
Alguns tipos de agrossistemas tradicionais são as plantations, a agricultura itinerante, a mediterrânea e a de jardinagem. Com o avanço do processo de industrialização do campo, esses sistemas agrários estão perdendo força e importância, fator que se intensifica com a concentração de terras.
Os sistemas agrícolas definem como os seres humanos desenvolvem a agricultura de acordo com o índice e a área cultivada. Esses sistemas estão apresentados de duas maneiras distintas: agricultura intensiva e a agricultura extensiva.
É uma modalidade de produção agrícola que utiliza intensivamente insumos e tecnologia para o aumento da produtividade e redução nos prazos. É um sistema comum em países desenvolvidos. Nos subdesenvolvidos, quando é utilizado, geralmente tem a produção destinada ao mercado externo.
Agrossistemas segundo a densidade de produção No caso dessa última atividade, a execução ocorre com o gado confinado. No modo extensivo, o gado fica solto em grandes áreas.
Mais dispendiosa e demorada; Menor produção, se comparada a agricultura tradicional; Impacto ambiental com o uso pesticidas e agrotóxicos de origem orgânica; Produtos mais caros que os convencionais.
Pode-se classificar os agrossistemas de acordo com os critérios abaixo, EXCETO: A)Densidade da produção. B)O tipo de relevo e o clima do local de cultivo. ... D)Os tipos de tecnologias e técnicas aplicados à produção. E)Tipo de mercado ao qual será destinada a produção.
Um dos sistemas de produção de peixes mais disseminados no Brasil é o semi-intensivo, em que são adotados viveiros escavados exclusivamente para a criação comercial de peixes. ... Ele necessita de maior demanda de mão de obra, quando comparado com o sistema extensivo.