Segundo Porto (2005), a marcha escarvante ocorre quando o doente tem paralisia do movimento de flexão dorsal do pé, ao tentar caminhar toca com a ponta do pé no solo e tropeça. Para evitar isso, levanta acentuadamente o membro inferior.
É a marcha proveniente de lesões dos nervos periféricos, radiculites, polineurites e poliomielites. MARCHA TABÉTICA (TALONANTE): Esse tipo de marcha ocorre por perda das informações sensoriais dos membros inferiores (MMII), principalmente da propriocepção.
Na marcha atáxica, o individuo apresenta seu padrão instável tem a base larga e cambaleante, suas passadas são incertas, ora muito amplas com abdução exagerada da coxa, ora pequenas e sem excesso de abdução; os pés geralmente são separados e com desvio lateral; o tronco desloca-se em blocos com oscilação lateral, com ...
A ataxia pode ser definida como uma alteração na coordenação fina e acurada dos movimentos. Um distúrbio de marcha é definido como um padrão anormal do andar ou caminhar. A ataxia e os distúrbios da marcha podem ser sintomas de muitos processos de doença e, em geral, não são diagnósticos.
As ataxias resultam quando há dano ao cerebelo ou às conexões na medula espinal. Este dano pode ser o resultado de um ferimento ou de uma doença como curso como é visto na ataxia adquirida ou devido a uma condição degenerativo que afeta o cerebelo e a medula espinal como é visto em ataxias hereditárias.
Sintomas de ataxia
A atrofia cerebral significa perda de volume cerebral (tecido), em outras palavras, a diminuição do tamanho do cérebro. Na verdade, este é um processo natural do envelhecimento, pelo qual toda pessoa passa ao longo da vida.
Isso acontece basicamente porque quando o cérebro vê uma coisa nova, ele precisa usar mais energia para representá-la, uma vez que não era esperada. Agora, a sensação de que as ações acontecem em câmera lenta é um truque de memória.
Assim como ocorre com outros órgãos do corpo (pele, ossos e olhos, por exemplo), o cérebro começa a envelhecer por volta dos 30 anos.
Aos 20 anos: é nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com declínio da produção natural de antioxidantes. Aos 30 anos: o metabolismo do corpo começa a abrandar e isso afeta a bioenergia das células da pele, que alimenta a criação de colágeno e ativa processos de reparação.
O que é envelhecimento cerebral? O envelhecimento cerebral é representado pelas mudanças por que passa o cérebro com o progredir da idade. O cérebro humano adulto pesa, em média, 1,5kg, tem cerca de 100 bilhões de neurônios interligados por meio de trilhões de sinapses.
A demência ocorre devido à perda de função do cérebro que ocorre com determinadas doenças. Pode afectar diversas funções do cérebro tais como a memória, o pensamento, a língua, o planeamento, o comportamento e o julgamento. As demências são geralmente progressivas e agravam-se com tempo.