Presente em todos os vertebrados e têm a função de separar átrios (compartimentos que recebem sangue), olhar em átrio, de ventrículos (compartimentos que bombeiam sangue), olhar em ventrículo, estruturas que têm especializações diferentes.
Estrutura anatómica que divide ou separa duas regiões, duas cavidades orgânicas ou dois órgãos.
O átrio esquerdo recebe sangue proveniente dos pulmões por meio das veias pulmonares e o átrio direito recebe sangue proveniente das veias cavas. II. O sangue presente nos vasos 1 e 2 é rico em oxiemoglobina e nos vasos 3 e 4 existe sangue rico em íons bicarbonato.
O sangue rico em gás oxigênio (sangue arterial) chega ao coração pelo Átrio Esquerdo, que manda esse sangue ao ventrículo esquerdo, que o bombeia ao resto do corpo, onde o oxigênio será usado.
Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: do lado direito bombeia o sangue chamado venoso, rico em gás carbônico, para os pulmões, enquanto o lado esquerdo bombeia sangue arterial, com oxigênio, para o corpo.
Em sangue retirado da veia (sangue venoso) o nível de oxigênio cai para próximo de 60%, e os 40% da parte desoxigenada o deixa com a cor vermelho cornalina ou vermelho escuro. Porém, se a pessoa não bebe água adequadamente, ou está desidratada, o sangue se torna mais escuro ainda.
As manifestações mais comuns:
Excesso de gordura e alto colesterol, que entopem as artérias, dificultam a passagem natural do sangue. Além da insuficiência venenosa (varizes), a má circulação do sangue está associada – como sintoma e/ou agente causador – a doenças como arteriosclerose, insuficiência cardíaca, trombose e até alterações cerebrais.