Fermentação é um processo realizado por alguns organismos para a obtenção de energia. Esse ocorre na ausência de oxigênio e também não apresenta cadeia receptora de elétrons, como ocorre na respiração anaeróbica. O processo de fermentação é utilizado na produção de alimentos e medicamentos.
O processo de fermentação pode ser de dois tipos: a fermentação submersa (FS) e a fermentação em meio semissólido ou estado sólido (FMSS ou FES). A fermentação submersa ocorre em meio com presença de água livre e normalmente com substratos solúveis.
E o que são biorreatores? São equipamentos capazes de transformar matérias-primas (substratos) em produtos, utilizando agentes biológicos como células, enzimas ou microrganismos. Essa transformação normalmente dá origem a um processo fermentativo.
Entre nove e doze meses de vida, o bebê já é capaz de engolir melhor os alimentos, tem mais dentes (na maioria das vezes) e não tem mais o reflexo de pôr a língua para fora. Já está na hora de começar a transição para alimentos mais sólidos! Não precisa ter medo.
O sexto mês marca uma mudança importante na dieta de uma criança. É o período em que os pais devem introduzir as papinhas na rotina alimentar dos filhos. Tanto salgadas como doces.
Como oferecer frutas para bebê? A melhor forma de começar a introdução alimentar com frutas, é amassando a fruta até formar uma espécie de papinha. Dessa forma, o bebê começará a se adaptar a textura mais consistente do alimento.