O IV Concílio de Latrão celebrado em 1215 sob liderança do papa Inocêncio III foi o maior dos concílios ecumênicos da Idade Média. Desta reunião conciliar, resultaram 70 cânones que legislavam sobre as heresias, previa punições, exclusões e diversas modificações na organização eclesial.
Até 1184, a ação de reprimir a heresia na Itália era problema dos bispos nas áreas afetadas. O III Concílio de Latrão (1179), que discutira a incidência da heresia, dirigiu sua atenção parao sul da França. No entanto, em 1184, o papa Lúcio III e o imperador Frederico Barba Ruiva encontram-se em Verona e juntos condenam os cátares, patarinos, valdenses, humiliates, os Pobres de Lyon e outras seitas.
1 Brenda Bolton na obra “A Reforma na Idade Média”, define todos os movimentos religiosos do século XII como reformadores, constituindo uma reforma na Idade Média tal qual a Reforma do século XVI, mas com um epílogo diferente, sem a quebra da hegemonia da Igreja. 2 Cânone 1, IV concílio de Latrão. 3 Os que oravam, os que trabalhavam e os que guerreavam. C.f. DUBY, Georges. As Três Ordens ou o
relatadas, respectivamente, a vida de Jesus Cristo e a vida da Igreja de Jerusalém, como por exemplo, esta passagem do livro dos Atos dos Apóstolos sobre a Igreja primitiva:
Foram 217 papas da Itália, 16 da França, 6 da Alemanha, 5 da Síria, 4 orientais, 3 da Terra Santa, 3 da África, 2 da Espanha, 2 de Portugal, 2 da Dalmácia, 2 da Ásia Menor, 1 da Inglaterra, 1 da Holanda, 1 da Polônia e 1 da Argentina.
“Se depois de haver recebido o batismo, alguém tenha caído em pecado, pode sempre ser curado por uma verdadeira penitência. Não somente as virgens e os continentes, mas também as pessoas casadas pela fé autêntica e pela retidão de vida agradam a Deus e merecem alcançar vida eterna.”9
Imaginário do Feudalismo. Lisboa: Editorial Estampa, 1992. 4 At 2, 42-47. 5 BOLTON, Brenda. A Reforma na Idade Média. Lisboa: Edições 70, 1983. p. 32. 6 FOREVILLE. R. Lateranense IV. Vitória: Eset, 1973., p.161. C.3. “Hay algunos de éstos que bajo “aparência
O IV Concílio de Latrão foi celebrado neste contexto conturbado no que diz respeito à relação Igreja-sociedade. A necessidade de reforma foi uma constante preocupação do papa Inocêncio III, que pediu aos bispos participantes das reuniões conciliares, que trouxessem por escrito o que seria necessário reformar. A reforma pastoral se fazia necessária uma vez que a Igreja compreendia que permanecer ausente ou alheio aos novos anseios sociais, outras doutrinas e formas de vida poderiam ocupar seu lugar nessa sociedade. O perigo da interpretação errada das escrituras dar ênfase ao surgimento de diversas doutrinas, era iminente e de fato. A sociedade que ansiava por ouvir a palavra de Deus e não somente recitar os ofícios litúrgicos — que era muito mais aplicados a vida eremitica, que a agitada vida das aldeias urbanas e do estilo de vida citadino em expansão — era um terreno fértil para a disseminação de novas doutrinas e movimentos de protesto contra a Igreja. Como afirma Brenda Bolton: “O evangelho que, segundo estes grupos, dava ênfase à pobreza e ao
Tem-se, portanto, que os cânones reformadores que visaram sublinhar a importância dos sacramentos e a legitimação das atividades de pregação, constituiriam-se na dimensão pastoral do IV Concílio de Latrão, oferecendo à Igreja, que se pretendia hegemônica e universal, uma sociedade cada vez mais catolizada. Referências Bibliográficas:
Porém, com a forma a Reforma Gregoriana a Igreja não se apresentava mais horizontalmente como uma comunidade de irmãos, mas sim verticalmente, marcada por uma autoridade cada vez maior dada a dimensão jurídica da realidade eclesial e por uma teologia sistemática, mais preocupada com estatísticas do que com a dinâmica do corpo social. Isso aumentou a distância entre clérigos e os leigos deixando a Igreja apática às mudanças e as novas aspirações.
É considerado por muitos o pior papa da história da Igreja Católica. Após 11 anos de papado, Alexandre VI foi acometido por uma grave doença, juntamente com seu filho César. Este conseguiu se recuperar, mas o papa sucumbiu no dia 18 de agosto de 1503, aos 72 anos de idade.
vezes ser, na prática dinamite espiritual.”5 A igreja percebe então, que para neutralizar este perigo precisava muito mais do que reprimir, para isso estabeleceu uma ligação entre a pregação, autoridade para confessar e ministrar penitência. Houve então a institucionalização deste ministério da pregação, de forma que uns ganharam a aprovação para pregar e outros foram condenados. Observamos tais preocupações e as advertências da Igreja no terceiro cânone do IV Lateranense:
Todos os direitos reservados © - Jornal GGN 2021 - Desenvolvido por Evercode
casadas por la fé auténtica y por la rectitud de la vida agradan a Dios y merecen alcanzar la vida eterna.” 10 Idem. p.174. C.21 “Todo fiel, de uno y de outro sexo, uma vez llegado al uso de razón, debe confesar
que no demostrare prontamente um auténtico arrepentimiento, quedará castigado com outra pena apropiada.” 7 Idem. p.167. C.10 “No es raro que los obispos, como consecuencia de sus múltiples ocupaciones, de sus
vezes ser, na prática dinamite espiritual.”5 A igreja percebe então, que para neutralizar este perigo precisava muito mais do que reprimir, para isso estabeleceu uma ligação entre a pregação, autoridade para confessar e ministrar penitência. Houve então a institucionalização deste ministério da pregação, de forma que uns ganharam a aprovação para pregar e outros foram condenados. Observamos tais preocupações e as advertências da Igreja no terceiro cânone do IV Lateranense:
O Tratado de Latrão foi um documento assinado entre o Reino da Itália e a Santa Sé (Igreja Católica) em 1929. Conduzido por Benito Mussolini e pelo papa Pio XI, o acordo colocou fim à Questão Romana e ao desentendimento que existia entre o governo italiano e a Igreja Católica desde a segunda metade do século XIX.
A Questão Romana se refere à disputa territorial ocorrida entre o governo italiano e o papado durante os anos de 1861 a 1929, que culminou na criação do Vaticano, com o estabelecimento do Tratado de Latrão durante o governo de Benito Mussolini. ... Aproveitando este momento, os italianos anexaram Roma à Itália.
Na qualidade de “pai” de todos os fieis, declarou, que não poderia participar de uma guerra contra uma nação católica: não mandaria tropas contra a Áustria, que ocupavam reinos italianos. Condenou a idéia de uma Itália federal governada pelo Papado, instando os italianos a permanecerem fieis a seus príncipes.
O pequeno estado do Vaticano foi criado em 1929 quando o papa Pio XI e o ditador Benito Mussolini assinaram o Tratado de Latrão que previa o Vaticano como um estado independente e o recebimento de uma indenização pela perda do seu território durante a unificação alemã e em contra partida, a Igreja Católica teve que ...
14 segredos da cidade do Vaticano, revelados