O operador LIKE é utilizado para buscar por uma determinada string dentro de um campo com valores textuais. Com ele podemos, por exemplo, buscar os registros cujo NOME inicia com uma determinada palavra, ou contém um certo texto.
Você deve utilizar a cláusula IN é utilizado quando desejamos consultar uma tabela, filtrando o valor de um de seus campos a partir de uma lista de possibilidades.
Usamos WHERE para filtrar dados em um comando SQL. Essa cláusula deve ser seguida por uma expressão lógica. Vemos a seguir um exemplo da sintaxe dessa cláusula.
Na linguagem SQL, para efetuar consultas , utilizamos a seguinte sintaxe: SELECT Nome_ campo FROM Nome_Tabela [WHERE condição]; O comando Select deve conter o nome do campo que deve ser retornado, de qual tabela e quando contêm a claúsula WHERE, as condições que o registro deve obedecer para retornar os valores.
4 – Efetuar consulta trazendo colunas específicas Para isso usaremos a declaração SELECT, especificando somente as colunas que desejamos retornar.
Select
O comando utilizado para apagar dados é o DELETE.
O comando UPDATE em SQL permite atualizar dados em uma coluna de um registro em uma tabela, ou todas as colunas em todos os registros na tabela. Sintaxe: UPDATE tabela SET coluna = expressão | valor, coluna = expressão | valor ...
Na linguagem SQL, para alterarmos dados em uma determinada tabela, utilizamos o seguinte comando: UPDATE Nome_Tabela SET coluna a ser atualizada = valor atualizado ['''WHERE''' ''condição'']; O comando Update pode ser realizado sem o WHERE.
As vezes é necessário inserir várias linhas de registro em uma mesma tabela, para que não seja necessário fazer vários insert basta que após os valores de uma linha vc coloque uma virgula separando cada registro.