Em resumo, o arado tem como função preparar o solo para o cultivo de plantas. Dessa forma, ele revolve a camada subsuperficial do solo, promovendo o enterrio de restos de cultivos ou plantas daninhas.
Gradagem é a etapa de preparação do solo para cultivo agrícola posterior à aração. ... Com a utilização do implemento grade, os torrões são desfeitos e a superfície do solo torna-se mais uniforme.
A gradagem tem o objetivo de romper blocos de terra e nivelar o terreno. Pouco antes do plantio deve ser feita nova gradagem com o objetivo de controlar plantas daninhas e preparar o nivelamento do terreno para a sulcação.
6. PREPARO PERIÓDICO DO SOLO PREPARO PERIÓDICO PRIMÁRIO: Aração: Consiste no corte, elevação e posterior inversão de uma fatia de solo denominado leiva. a) Revolver o solo, expondo suas camadas internas ao ar, aos raios solares.
No caso do preparo de solo pelo sistema convencional, implementos comuns ao preparo de solos dos mais variados cultivos são necessários, tais como arado ou grade aradora, grade niveladora, sulcador ou encanteirador e possivelmente subsolador, devendo-se certamente considerar o uso de trator adequado aos implementos que ...
Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus. Essa composição facilita a penetração da água e do oxigênio utilizado pelos microorganismos. São solos que retêm água sem ficar muito encharcados e que não são muito ácidos.
solo humoso
Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura. Solo latossolo – é composto por argila e catins, além de conter alumínio e ferro. Solo lixiviado – possui pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais.