O damasco é um fruto refrescante, revigorante, saboroso e versátil, também denominado com outros nomes, como: abricó, aprico, abricote, abricoque ou alperche, por vezes confundido com a ameixa ou com o pêssego. Vamos conhecer os principais benefícios do consumo dessa fruta à nossa saúde?
Graças à todas as propriedades e composição nutricional do damasco, em especial, a alta concentração de carotenoides, principalmente, betacaroteno, um poderoso antioxidante muito bom para a saúde, essa fruta nos oferece muitos benefícios.
Ovário policístico: o que é, sintomas e como tratar
Quais são os maiores benefícios do Damasco? Qual a diferença entre o damasco seco e o fresco? Conheceremos a seguir para que serve esta fruta, explorando suas principais propriedades.
Além disso, continua o profissional, a quantidade de calorias é diferente: "Segundo a tabela de composição dos alimentos Tucunduva, em média um pêssego possui 26kcal em 60g, um damasco possui 15kcal em 30g e um damasco seco possui 17kcal em 7g", pontua.
Diverticulite: o que é, quais os sintomas e tratamentos
Ajuda ainda na função muscular, a regular o batimento cardíaco e manter um equilíbrio de fluidos adequado. Além disso, promove uma digestão saudável e ossos mais fortes. Se houver o consumo necessário de potássio diariamente, pode ajudar a manter a pressão sanguínea estabilizada e reduzir a probabilidade de se ter um acidente vascular cerebral.
Um dos benefícios do damasco é sua capacidade de aumentar a produção de antioxidantes. Quanto mais alimentos contendo antioxidantes ingerirmos, maior a taxa de eliminação de toxinas que se acumulam no intestino e no sistema digestivo.
O damasco na forma seca contém muito ferro, suprindo com o consumo de ¼ xícara de chá, 8% das recomendações diárias desse mineral, que é muito importante para evitar anemia e fornecer energia para o nosso corpo.
Betacaroteno: o que é, para que serve e benefícios
Ingerir bons níveis de potássio traz grandes benefícios para o corpo, isso porque o potássio combinado com sódio ou sal regula o nível de água dentro e entre as nossas células, que é responsável por carregar neurotransmissores.
Mineral que previne a pressão arterial alta, faz parte da manutenção da saúde de músculos e nervos saudáveis, age no combate ao estresse e à ansiedade, evita doenças cardiovasculares, regula nosso metabolismo auxiliando no controle de peso.
A casca do pêssego é, normalmente, mais grossa e aveludada. Em relação a tamanho, o damasco é menor que o pêssego, mais arredondado, além de mais fibroso por dentro
Além de um pão delicioso para barrar, essa geléia de damasco fica ótima dentro de uma torta, ou biscoitos recheados com geléia , e minha favorita? Como cobertura sobre o iogurte grego!
UPA de Fortaleza: onde encontrar, quando buscar e como ser atendido
Muitos consumidores ficam em dúvida entre consumir a versão fresca ou seca. Apesar de perder muita água no processo de secagem, a versão seca pode ser encontrada em qualquer lugar, todos os dias do ano e seu prazo de validade é ainda maior, já que não é necessário tomar tanto cuidado no armazenamento como é necessário com as frutas frescas.
Para incluir e usufruir do damasco, de forma regular na alimentação do dia a dia, o ideal é consumi-lo entre as refeições ou na hora do lanche, podendo combinar esta fruta com castanhas, nozes, sementes de abóbora, mix de cereais, vitaminas, saladas de frutas e outra formas, reforçando assim ainda mais uma alimentação equilibrada e nutritiva.
Produtos
Outras formas de inserir o damasco com seu sabor suave, refrescante e adocicado como parte de nossa alimentação, é utilizando-o em sorvetes, geleias, caldas, compotas, saladas, farofas e torta doce.
Já o potássio, além de tantos outros benefícios já vistos, ainda regula a absorção, distribuição e excreção de cálcio no corpo. Sem o potássio, todo o cálcio que possuímos no corpo e os ingeridos são liberados na corrente sanguínea e podem ser expulsos do corpo, o que pode não só afetar nossos ossos como gerar problemas para a bexiga que tem a função de purificar o sangue.
Mas tivemos bastantes pedidos para uma receita de geléia de damasco, por isso você vai aprender como fazer na sua casa, usando poucos ingrediente se sem precisa de nenhum equipamento especifico, com o que você tem em casa você consegue executar essa receita, confira a receita:
Feito com o fruto seco, você pode prepará-lo com água ou iogurte natural e ainda pode acrescentar gengibre à sua receita, que trará um sabor todo peculiar à bebida. Experimente!
Quantos tipos de damasco existe?
Atualmente o damasco possui basicamente 3 variedades: europeia, asiática e híbridos e com isso temos frutos brancos, cinzas, pretos, rosa, além do amarelo.
Que vitamina tem o damasco?
Os beneficios do damasco são conhecidos desde a antiguidade em diversos continentes. O damasco contém ferro, magnésio,potássio, fósforo, vitaminas A, C, K,B3, B9 e B5 e outros nutrientes. O damasco em seu estado seco é rico em fibras e ferro, mas é mais calórico (240 calorias/100g).
Como usar damasco fresco?
Dá para utilizá-lo e preparar receitas com o damasco de várias formas como geleia, suco e doces em geral. O damasco é muito suculento, saboroso e requintado, além de ser muito benéfico o seu consumo para nossa saúde.
Precisa hidratar damasco?
A primeira coisa a se fazer é deixar os damascos de molho na água por cerca de 2 horas. Passado esse tempo, leve-os ao fogo em uma panela com a mesma água e acrescente o açúcar.
Qual a maneira mais natural de adoçar?
Veja a seguir 10 alternativas naturais para trocar o açúcar e ter mais saúde sem perder o sabor doce dos alimentos.
Mel. ...
Stevia. ...
Açúcar de Coco. ...
Xilitol. ...
Maple Syrup. ...
Taumatina. ...
Geleia de fruta sem açúcar. ...
Açúcar Mascavo.
Mais itens...
Como adoçar suco com Tamara?
Como substituir o açúcar por tâmaras "A tâmara pode ser empregada para substituir o açúcar, em forma de pasta. Basta hidratar cerca de 200 gramas de tâmaras sem caroço (essa quantidade pode variar de acordo com a sua demanda) por 1 hora em água filtrada e depois bater no liquidificador ou processador", explica Juliana.
Qual é o nome do pé de damasco?
O damasco é o fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore originária da China e Sibéria que pode chegar até 7 metros de altura.
Qual o melhor tipo de damasco?
Existem diferenças nutricionais e de sabor entre o damasco fresco e o seco. A versão seca tende a ser mais doce e mais nutritiva, pois a perda de água no processo de desidratação faz com que haja maior concentração de frutose, vitaminas e minerais, tais como vitamina B9, vitamina A e cálcio.
É bom comer damasco seco?
O damasco em seu estado seco é rico em fibras e ferro, mas é mais calórico (240 calorias/100g). O damasco fresco entretanto apresenta 50 calorias/100g. Ainda assim, em sua versão seca, o damasco é recomendado devido a sua alta concentração de nutrientes.
Quais são os benefícios do damasco seco?
11 Incríveis Benefícios do Damasco Seco para a sua Saúde
Ajuda na produção de hemoglobinas. ...
Para coagulação do sangue. ...
Trata a Indigestão. ...
Equilibra os níveis da Pressão Arterial. ...
Mantém os níveis de Fluidos Corporais. ...
Melhora a Saúde Respiratória. ...
Melhora a Visão. ...
Para uma gravidez saudável.
Mais itens...
Quantos damasco pode comer por dia?
“Por conter alto teor de fibra, o damasco seco proporciona saciedade, auxiliando em dietas hipocalóricas. Porém, não se pode exagerar e exceder a quantidade 4 a 5 unidades por dia, pois cada unidade contém aproximadamente 6g de carboidrato e 23 calorias”, acrescenta a nutricionista.
Como consumir o damasco seco?
Quanto comer Uma porção corresponde a 10 unidades de damasco seco (uma média de 35 gramas), e isto equivale a 80 calorias. Ele pode ser consumido diariamente ao natural, ou pode ser acrescentado no iogurte, na salada de frutas, no suco ou vitamina.
Qual a melhor maneira de adoçar?
Outros alimentos naturalmente doces que você pode usar para adoçar várias preparações incluem frutas secas (damasco, uva passa, figo, ameixa), xarope de bordo (maple syrup), rapadura, purê de maçã, coco, canela e leite de amêndoas.
Qual a melhor maneira de substituir o açúcar?
Veja a seguir 10 alternativas naturais para trocar o açúcar e ter mais saúde sem perder o sabor doce dos alimentos.
Mel. ...
Stevia. ...
Açúcar de Coco. ...
Xilitol. ...
Maple Syrup. ...
Taumatina. ...
Geleia de fruta sem açúcar. ...
Açúcar Mascavo.
Mais itens...
O que posso fazer com tamaras?
A fruta pode ser consumida, em sua forma seca, como um lanche. Inclusive, ela é muito comum de ser encontrada assim nas festas de fim de ano, junto com o damasco seco e as uvas passas. Brigadeiro fake de tâmara – uma verdadeira “bola de energia”! Além disso, há diversas receitas de doces com essa fruta.