As ligações pi são mais fracas do que uma ligação sigma (pois não há sobreposição dos orbitais), de modo que uma ligação dupla (uma sigma e uma pi) seja mais forte que uma simples (somente uma sigma), mas não o dobro da energia de ligação.
ligação dupla (=): representa duas ligações, sendo um sigma (σ) e uma pi (π); ligação tripla (≡): representa três ligações, sendo uma sigma e duas pi (π).
No benzeno, há três ligações pi, mais uma na carboxila do carbono 4 e uma no carbono 2. Assim, ao todo, são cinco ligações pi.
A ligação pi está presente apenas em ligações dupla e tripla. Como na estrutura temos uma ligação dupla (que apresenta 1 ligação pi) e uma ligação tripla (que apresenta duas ligações pi), logo, ela possui 3 ligações duplas./span>
a ligação sigma é feita entre orbitais que se interpenetram frontalmente, enquanto que uma ligação pi é feita pela ligação de dois lóbulos./span>
Ligação Sigma (σ) e Pi (π) A ligação sigma se estabelece quando dois átomos se ligam por uma ligação simples, uma ligação dupla ou uma ligação tripla. A ligação pi se estabelece quando dois átomos se ligam por uma ligação dupla ou uma tripla.
Em uma estrutura química, as ligações sigmas podem ser reconhecidas da seguinte maneira:
C) 1 ,2 , e 4 são ligaçoes duplas e 3 é ligação simples , se trata de uma molécula de benzeno./span>
A reatividade destes compostos se dá devido à natureza da ligação química entre os carbonos. No caso da molécula de eteno (C2H4) temos duas ligações entre os carbonos, denominadas ligação σ (sigma) e ligação π (pi).
Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).