Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.
Resposta:ETNOGRAFIA:é o método que descreve de modo sistemático o cotidiano de um grupo social pelo ponto de vista de seus membros.. ETNOLOGIA: é a área da atropologia que estuda os hábitos culturais de diferentes povos com base nos dados obtidos.
A etnografia surgiu, por volta do século XIX, da necessidade de pesquisadores em entenderem melhor sobre a cultura de determinados povos e grupos sociais, mas sem fazer o uso de especulações da filosofia social (o que era usado até então) se senão por meio do contato direito com eles.
A antropologia surgiu como uma ferramenta da sociologia para compreender as diferenças étnicas dos seres humanos. No século XIX, nos estudos de história e geografia contemporâneos, a sociologia e a antropologia surgiram com um objetivo bem específico: servir como meios de auxílio para o capitalismo industrial.
Bronislaw Malinowski
“Os pais fundadores da Etnografia: Boas e Malinowski” In: Aprender Antropologia. Franz Boas, Ruth Benedict, Edward Sapir e Malinowski.
A etnografia busca descrever a vida tal como é vivida e experimentada por um povo, em um lugar específico e em um tempo determinado. ... Estudar antropologia é estudar com as pessoas, não fazer estudos sobre elas; este estudo não é tanto etnográfico como é educativo.
No Brasil, a antropologia se desenvolveu através dos estudos de pesquisadores europeus sobre as sociedades indígenas no território brasileiro. A partir da década de 1960, os antropólogos passaram a se dedicar ao estudo de outros grupos culturais e identitários de nossa sociedade, no âmbito antropologia urbana.
Onde estudar Antropologia
A a antropologia cultural evolucionista desenvolveu-se no século xix e se baseava em teorias cientificas de Charles Darwin.
O primeiro movimento antropológico com pretensão científica foi promovido a partir da década de 1870 e liderado pelo biólogo inglês Edward Burnett Tylor e pelo geógrafo e biólogo Herbert Spencer. O geógrafo e antropólogo inglês Edward Burnett Tylor é considerado, junto a Herbert Spencer, um dos primeiros antropólogos.
Resumo. Em termos historiográficos, podemos supor o nascimento da antropologia propriamente dita com o advento das "Regras do Método Sociológico", em 1895, de Émile Durkheim, o qual define o “Fato Social” e os métodos para sua apreensão.
Igualmente, enquanto a antropologia organiza os dados em relação às condições inconscientes da vida social; a historia problematiza a vida social consciente.
A antropologia surgiu, ou se constituiu como ciência somente em meados do século XIX, a partir das descobertas de Darwin e sua teoria evolucionista quando se concentrava na elaboração de teorias sobre a evolução do homem, sua sociedade e cultura. Entretanto, estudos de natureza antropológica são muito mais antigos.
Só no século XVIII, a Antropologia adquire a categoria de ciência, partindo das classificações de Carlos Lineu e tendo como objeto a análise das "raças humanas". O legado desta época foram os textos que descreviam as terras (a fauna, a flora, a topografia) e os povos "descobertos" (hábitos e crenças).
A Sociologia surgiu a partir de uma série de fatores que tornou a política, a economia e a sociedade do século XVIII e XIX mais complexa. A Sociologia surgiu na primeira metade do século XIX, a partir das ideias do filósofo francês Auguste Comte. ... Émile Durkheim foi o fundador do método sociológico.
Podemos citar a Revolução Industrial como principal pilar para a sociologia existir, pois, a partir dela que ocorreram mudanças sociais, econômicas e políticas. ... Assim, criaram uma ciência que estudasse essas mudanças na vida cotidiana, a Sociologia.
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
Os principais fatos históricos que propiciaram o surgimento da sociologia foram os seguintes: revolução francesa, revolução industrial e positivismo. A sociologia surgiu durante a primeira metade do século XIX, período das revoluções industrial e francesa.
a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
Sao ocorrências no passar do tempo de forma cronológica que alterarão ou tiverao relevancia no encaminhar da historia ou em um local especifico determinado(exemplo reis importantes que construiram e deram origens a novos imperios, etinias e povos{estao em um lugar especifico} )em larga escala ( guerras mundiais, ) OU ...
Fatores históricos são aqueles fatos ocorridos que ficaram marcados na historia, ou seja, são fatos que vão ficar marcados na história para sempre. Exemplo: Revolução francesa, O Descobrimento do Brasil etc.
O fato histórico é estudado através de vestígios e documentos. As fontes históricas são constituídas por elementos das quais o homem fez e deixou no passado. Os fatos históricos influenciam o futuro, ou seja, o atual mundo é composto dos acontecimentos e feitos anteriores.
Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. ... Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer.
Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. ... A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.