Fique afastado do feixe útil de raios-X Na hora de executar o exame, é importante que o profissional se mantenha a uma distância de ao menos 2 metros em relação ao paciente. Além disso, é importante que ele utilize os equipamentos de proteção adequados para restringir a penetração da radiação.
Incidência bilateral perpendicular à base do crânio, utilizada em radiologia para obter uma boa imagem da ponta do rochedo.
PVO – Plano vertical do ouvido ou linha médio coronal: divide o crânio em partes anteriores e posteriores; LGM – Linha globelo meatal: refere-se a uma linha entre a glabela e o meato acústico externo; LOM – Linha orbito meatal: localiza-se entre o canto externo do olho e o MAE.
Para que se faça uma boa avaliação do tórax, é necessário que seja feita uma rotina mínima, que para o tórax é a incidência em PA (póstero-anterior) e Perfil esquerdo em posição ortostática. Lembrando que há outros tipos de incidências que devem ser consideradas de acordo com a suspeita clínica.
Um raio x de tórax com laudo serve para estudar a anatomia de uma ou mais estruturas presentes na região torácica, a exemplo do coração, costelas e pulmões e investigar possíveis patologias. Enquanto o exame em si colhe registros internos do tórax, o laudo médico revela se existe alguma anormalidade nas imagens.
Distância Foco-Filme – DFoFi ou DFF / Distância Objeto-Filme – DoFi / DOF. Fatores Geométricos na formação da imagem. A DISTÂNCIA é a grandeza entre TUBO de raio x, OBJETO e RECEPTOR DE IMAGEM – RI. ... DoFi: Quanto menos a distância do Objeto para o RI, menos DISTORÇÃO (ampliação da imagem) teremos.