Dreno de Penrose é um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam possível acúmulo no local da ferida operatória pós-operatório de líquidos infectados ou não.
Lave bem a ferida Você vai usar apenas água e sabão e ter todo um cuidado especial no processo. Caso prefira não fazer essa lavagem durante o banho, você pode usar uma solução salina e aplicar sabão com a ajuda de uma gaze estéril. Depois de lavada, é imprescindível secar muito bem toda a área da ferida.
Limpa contaminada Tecidos colonizados por flora bacteriana pouco numerosa, sem processo infeccioso. Ex: acidente doméstico, situações cirúrgicas em que houve contato com o sistema gastrointestinal, respiratório ou genitourinário. Risco de infecção é de 10%.
O pós operatório de qualquer procedimento pode provocar equimoses, que são manchas roxas devidas ao acúmulo de pigmento do sangue que ficou no local da cirurgia. Esse depósito muda de coloração conforme é absorvido pelo organismo, passando por acinzentado e amarelado até voltar a cor normal da pele.
O seroma é uma complicação que pode surgir após qualquer cirurgia, sendo caracterizada pelo acúmulo de líquido abaixo da pele, próximo à cicatriz cirúrgica.
Quais exercícios são recomentados para favorecer o resultado da abdominoplastia? A princípio, é aconselhada a realização de exercícios de alongamento da região abdominal, o que ajuda a eliminar a tensão habitual do pós-operatório. Aulas de yoga e pilates são aconselhadas para aumentar a elasticidade muscular.
Em geral em 7 dias a pele do rosto já cicatrizou, não há proibição formal para prática de exercícios. Não se deve praticar atividades físicas intensas com pontos na pele. Pode haver a deiscencia dos pontos.
Normalmente o retorno as atividades rotineiras e esforço físico são bem aceitos entre 30-45 dias de pós opertório. Sugiro que passe em avaliação com sua ginecologista para ser examinada e conversarem a respeito do seu retorno à suas atividades físicas.
O tempo de repouso depende da técnica cirúrgica empregada sendo que a cirurgia laparoscópica costuma ter uma recuperação mais rápida do que a cirurgia convencional pelo corte da cesária. Mas em média indicamos 15 dias de repouso após a cirurgia e retiramos os pontos em 7 dias.
Podem ocorrer ainda dores pélvicas e menstruação irregular. Apesar de a laqueadura visar a esterilização definitiva da mulher, em alguns casos isto pode não ocorrer, mas é raro. Além disso, um grande risco é a mulher se arrepender depois, quando decidir querer ter mais filhos.
Na Tabela 4 chama atenção o dado que 86,7% das pacientes apresentavam intervalo de ciclo menstrual entre 26-30 dias pré-laqueadura e após o procedimento definitivo cerca de 84,3% mantiveram o mesmo intervalo menstrual.
Alguns problemas de saúde como a obesidade podem provocar irregularidade menstrual. Se você está amamentando, esta é a provável causa da ausência de menstruação. O risco de falha da laqueadura é de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,5%).
Normalmente, no primeiro e segundo dia da laqueadura, isso realmente pode acontecer!! É muito dificil dar uma opinião sem te examinar. Mas caso tenha sido operada ontem ou hoje, fique tranquila. Seu médico irá passar para te examinar em breve.