Onde Se Localiza A Esfenoide?

Onde se localiza a Esfenoide

« Le Secrétariat », l’instance qui administre le Traité sur la charte de l’énergie, est loin d’être un modèle de transparence, tant ses experts censés en garantir l’impartialité multiplient les proximités gênantes avec l’industrie fossile. Deuxième volet de l’enquête d’Investigate Europe.

A sutura occipitomastóidea cursa entre a parte mastóidea do osso temporal e o osso occipital. O processo zigomático se articula com o osso temporal através da sutura temporozigomática. Para mais informações sobre forames e fissuras do crânio, confira o artigo a seguir.

Trato hipotálamo-hipofisário

Há uma região no aspecto lateral do crânio, onde convergem os ossos temporal, parietal, esfenoidal e frontal. Esse ponto é chamado ptérion, é uma das áreas mais fracas do crânio e é, portanto, muito suscetível a fraturas. Profundamente ao ptérion encontra-se um grande ramo da artéria maxilar, a artéria meníngea média, que irriga a dura-máter. A fratura no ptérion pode produzir uma laceração completa desta artéria e da veia que a acompanha resultando numa hemorragia no espaço epidural (entre a dura-máter e o crânio).

Na parte superior do corpo do esfenoide também são observadas quatro proeminências ósseas, duas anteriores, chamadas de processos clinoides anteriores, e duas posteriores, os processos clinoides posteriores. 

A hipófise está conectada ao hipotálamo pelo infundíbulo, uma estrutura que se estende inferiormente a partir do túber cinéreo do hipotálamo. O infundíbulo não só conecta o hipotálamo e a hipófise fisicamente, mas também permite a passagem dos hormônios hipotalâmicos até a hipófise, ao atravessarem o sistema porta-hipofisário e o trato hipotálamo-hipofisário.

Asas menores

<strong>Asas menores</strong>

Os seios esfenoidais são cavidades preenchidas por ar, que estão localizados no corpo do esfenoide, atrás da cavidade nasal. Eles são divididos por um septo chamado de septo interesfenoidal.

Em sua anatomia, podemos destacar o seio esfenoidal, uma pequena cavidade vazia preenchida por ar, em cujas paredes podemos encontrar um revestimento composto por mucosa. Através da crista esfenoidal, o osso contribui para a formação de uma fração do septo nasal.

Diante da vasta quantidade de hormônios produzidos que atuam na regulação de outras glândulas, a hipófise já foi chamada de glândula mestra.  Marque a alternativa que indique três hormônios produzidos pela hipófise que agem em outras glândulas:

¿Cómo funciona el esfenoides?

A parte escamosa é uma placa plana que forma a parede lateral da fossa craniana média. Ela abriga a artéria meníngea média, que é marcada por um sulco no osso. O processo (apófise) zigomático surge da superfície externa da parte escamosa e articula com o osso zigomático. A fossa glenoidal situa-se logo abaixo do processo zigomático, onde entra em contato com o côndilo da mandíbula. Ela é parte da articulação temporomandibular (ATM). A parte escamosa é separada da parte timpânica pela parte petrosa. A fissura petrotimpânica encontra-se atrás dessa divisão.

As asas menores do esfenoide se projetam superolateralmente a partir do seu corpo e forma o canal óptico, que contém o nervo óptico e a artéria oftálmica. A superfície inferior de cada asa menor do esfenoide participa da formação margem lateral da órbita, enquanto sua superfície superior forma parte da cavidade craniana.

Fraturas esfenoidais

Fraturas esfenoidais

O meato acústico interno localiza-se na superfície posterior, levando ao canal auditivo. A superfície inferior contém numerosas aberturas, como o canal carotídeo (artéria carótida interna) e o forame (buraco) jugular (veia jugular interna, nervos cranianos IX, X e XI). A parte mais posterior da porção petrosa contém o processo (apófise) mastoide, que é preenchido por células aéreas mastóideas e revestido internamente por uma membrana mucosa.

Os processos pterigoides do osso esfenoide são extensões da superfície basal do corpo deste osso. Cada processo pterigoide é formado por uma lâmina medial e uma lateral. A lâmina lateral é mais larga e mais curta do que a medial, e serve como ponto de origem para os músculos pterigóideos medial e lateral. Na extremidade inferior da lâmina medial existe um pequeno processo com forma de gancho, o hâmulo pterigóideo.

À lire aussi

Las alas menores, están localizadas en los laterales del cuerpo del esfenoides y están delimitadas superiormente por una zona llamada hendidura esfenoidal. Ahora bien, las alas mayores son más amplias y también se crean a partir del cuerpo esfenoidal.

O medial tem formato de ferradura, sua borda interna serve de superfície de inserção do tendão do músculo tensor palati, enquanto sua borda externa faz parte do limite lateral das coanas, que são as aberturas internas da cavidade nasal.

O osso esfenoide é um dos ossos mais complexos do corpo humano, e possui um formato único, que lembra uma vespa. Ele forma parte da base do crânio, contribuindo para a formação do assoalho da fossa craniana média.

Esfenoides ¿Dónde se encuentra?

O osso esfenóide é um dos 22 ossos que compõem o crânio e um dos 8 que compõem a órbita. Representa a fronteira entre o neurocrânio e o esqueleto facial, unindo as duas estruturas.

O corpo do esfenóide é oco e forma o chamado seio esfenoidal, um dos oito seios paranasais. Essas cavidades de ar dos ossos são estruturas que influenciam a fonação, na regulação da temperatura do ar que entra pelo nariz e como defesa em processos infecciosos, entre outras funções.

Basándonos en la lengua griega, encontramos que el término esfenoides-“sphenoeides” hace referencia al elemento óseo de la cavidad craneal, que aunque no posee bordes regulares, es muy parecida a una cuña y a una mariposa que tiene sus alas abiertas. 

Florentino Pérez fait partie des dix hommes les plus riches d’Espagne. Dirigeant d’une multinationale du BTP et président du club de foot madrilène, il bénéficie de grands contrats d’infrastructures publiques.

Como é dividida anatomicamente a cabeça?

A cabeça do ser humano pode ser basicamente dividida em duas partes: por um lado, o crânio, que constitui a parte superior e posterior, sendo composto por oito ossos soldados entre si, de modo a formarem uma cavidade na qual fica alojado o encéfalo; por outro lado, a face, situada na parte anterior e inferior, sendo ...

Qual é a estrutura anatômica visualizada logo abaixo da calota craniana?

Qual é a estrutura anatômica visualizada logo abaixo da calota craniana? (A) Pia-máter.

O que é fossa craniana?

A base do crânio é dividida em três fossas, anterior, média e posterior. O limite da fossa anterior é feito pela pequena asa do esfenóide (porção medial) e, lateralmente, pelo osso frontal. O limite entre as fossas média e posterior é dado pela borda saliente do rochedo, uma parte do osso temporal.

Quais ossos podem ser observados numa vista lateral?

Vista Lateral do Crânio São visíveis os ossos do viscerocrânio e do neurocrânio, sendo eles o osso parietal, o occipital, o temporal, o frontal, a asa maior do esfenóide, a mandíbula, a maxila e o zigomático.

Como denominamos as uniões entre os ossos constituintes da calota craniana?

As suturas cranianas são articulações fibrosas que conectam os ossos do crânio....Vista superior

  1. A sutura coronal separa o osso frontal e o osso parietal.
  2. As suturas coronal e sagital convergem no bregma.
  3. As suturas sagital e lambdóide também são visíveis deste ângulo.

Quais as suturas articulam os ossos da Calvária?

Os ossos que formam a calvária são o frontal, o occipital e os parietais. Eles se unem, formando estruturas denominadas suturas, cada uma possuindo um nome específico. Elas incluem a sutura sagital (parietal-parietal), coronal (frontal-parietal), lambdoide (parietal-occipital) e escamosa (temporal-parietal).

Quais as principais suturas cranianas?

O crânio é composto de quatro suturas primárias (metópica, sagital, coronal e lambdoide), três suturas secundárias (frontonasal, escamosa temporal e frontoesfenoidal) e quatro ossos principais (temporal, frontal, parietal e occipital).

Como os ossos da caixa craniana se articulam?

Ela é formada por quatro ossos, o osso frontal, os dois ossos parietais e o osso occipital. Estes ossos se articulam através de três suturas: A sutura coronal: entre os ossos frontal e parietal. A sutura lambdoide: entre os ossos occipital e parietal.

Quais os ossos que se articulam com o osso frontal?

O frontal é um osso individual que se articula com os ossos: parietal, esfenoide, zigomático, maxila, etmoide, nasal e lacrimal. O parietal é um osso pareado, sendo as suas duas peças bilaterais e simétricas.

Como são as articulações entre os ossos do crânio?

As articulações do crânio são de três tipos: as suturas, que são as mais comuns, a sincondrose craniana e a diartrose do tipo condilar que se faz entre a fossa mandibular do osso temporal e o côndilo da mandíbula.