Cartilagem hialina: também conhecida como cartilagem articular, é ao mesmo tempo elástica e resistente. Encontra-se entre as costelas, em torno da traqueia, e entre as articulações como o joelho, quadril, tornozelo, pé, mão, cotovelo, ombro e articulações facetárias da coluna vertebral.
Os principais locais onde a cartilagem hialina é encontrada no organismo adulto são: fossas nasais, traqueia e brônquios, extremidade ventral das costelas e recobrindo a superfície dos ossos longos.
A cartilagem é um tecido amortecedor que reveste a superfície do osso ao nível das articulações, protegendo-as. Tem uma enorme capacidade de resistência à carga e permite o amortecimento e o fácil deslizamento, sem contacto das superfícies ósseas.
As cartilagens possuem função essencial nas articulações, pois garantem a estas equilíbrio, estabilidade, proteção e sustentação. Elas revestem as extremidades dos ossos, impedindo que estes se choquem uns com os outros durante os movimentos.
A cartilagem tem como função principal amortecer o impacto e suavizar o deslizamento entre as superfícies ósseas. Caso não existisse, haveria atrito entre um osso e outro, o que chamamos de artrose. 3 | Quais articulações podem estar mais envolvidas na lesão da cartilagem?
Ligamentos são cordões fibrosos resistentes compostos por tecido conjuntivo que contém fibras elásticas e de colágeno. As fibras elásticas permitem que os ligamentos se alonguem até certo ponto. Os ligamentos ficam ao redor das articulações e as mantêm juntas.
Articulação é o ponto de junção entre os ossos que permite a mobilidade como exemplo flexionar os braços,os joelhos,as mãos. Ligamento é a união de tecido conjuntivo entre os ossos. Tendão é composto de fibras de tecido conjuntivo e faz a ligação de um músculo e um osso.
Os tendões são cordões de tecido conjuntivo resistentes compostos principalmente por uma proteína rígida, chamada colágeno. Os tendões ligam firmemente as extremidades dos músculos aos ossos.
a) Ventre Muscular é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do músculo (porção carnosa). b) Tendão é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares.
Os pés e o tornozelo são formados pelos tendões tibiais anterior e posterior, tendões fibulares e tendões extensores e flexores dos dedos....Tendões das Pernas
O tecido conjuntivo que forma o tendão calcâneo é o Tecido conjuntivo denso modelado.
Principais sinais e sintomas
Estalo que pode ser ouvido no momento em que ocorre a ruptura do tendão; Incapacidade de ficar na ponta dos pés ou de apoiá-los e caminhar; Dor, rubor (vermelhidão) e edema (inchaço) no local da lesão, especialmente se a ruptura for completa; Interrupção na continuidade no cordão percebida no exame físico.
O principal sintoma é a dor, que normalmente é descrita como aguda, ou seja, ocorre súbita e intensamente. No geral, essa dor piora à noite. A ruptura também pode ser acompanhada de um estalido audível no ombro. Como os tendões são responsáveis por transmitir a movimentação dos músculos aos ossos, o ombro perde força.
O tratamento para ruptura do tendão de Aquiles pode ser feito com imobilização ou cirurgia, sendo a cirurgia mais indicada para pessoas jovens que praticam atividade física regularmente e que precisam voltar aos treinos o mais rápido possível.