A Padaria Espiritual foi uma agremiação literária que surgiu no Centro de Fortaleza em 30 de maio de 1892, e reuniu escritores, pintores e músicos.
1896
A Padaria Espiritual se comporá de um Padeiro-Mor (presidente), de dois Forneiros (secretários), de um Gaveta (tesoureiro), de um Guarda-livros na acepção intrínseca da palavra (bibliotecário), de um Investigador das Coisas e das Gentes, que se chamará Olho da Providência, e demais Amassadores (sócios).
Integrante da Padaria Espiritual, movimento literário que ocorreu no Ceará de 1892 a 1898, foi por ela que o livro de poemas de Lívio Barreto, Dolentes, foi publicado postumamente em 1897.
Grande leitor de clássicos, erudito e precoce, publica, em 1916, No Silêncio da Noite: fragmentos (de um de seus poemas) pela Tipografia de Irmãos Jatahy. Em 1919 realiza a conferência A Eterna Emotividade Helênica na programação da Casa de Juvenal Galeno.
O periódico A Quinzena foi uma publicação literária do Clube Literário, que circulou entre 1887 e 1888 no Ceará. A folha foi elaborada por um grupo de intelectuais e escritores, dentre eles Oliveira Paiva, Juvenal Galeno, Rodolfo Teófilo, Antônio Sales e Francisca Clotilde.
Raul de Leoni
II - O mérito dos Oiteiros é, contudo, histórico, pois essas reuniões palacianas, mesmo com feição supostamente aristocrática, desenvolveram um tipo de sociabilidade literária, ensaiando os primeiros passos para uma literatura no Ceará.
Os primeiros registros de atividades literárias no Ceará, em 1813, ocorridos durante o governo de Manuel Inácio de Sampaio, foram denominados de Oiteiros.
Qual membro do grêmio não era escritor, nem músico, mas homem valente: a. Ulisses Bezerra (Frivolino Catavento).
Qual padeiro tinha o nome de guerra José Marbri: Escolha uma: a. Luís Sá.
É redigida por Frivolino Catavento, isto é, Ulisses Bezerra, como 1º Forneiro interino, já que Moacir Jurema (Antônio Sales) era Padeiro-mor interino. Vê-se pelas atas de 1892 até de 1894 que Sales ocupou interinamente a presidência do grêmio muitas vezes mais do que se imaginava, com base em Leonardo Mota.
Lívio Barreto
As principais características do Simbolismo são elementos místicos e transcendentais, subjetividade, musicalidade e presença de figuras de linguagem como a sinestesia. Essas características do Simbolismo se referem a linguagem e ao estilo de escrita feitas pelos escritores simbolistas.
O simbolismo surgiu em oposição ao realismo, ao naturalismo e ao parnasianismo. Isto porque, totalmente diferente dessas escolas literárias, a linguagem do simbolismo continha a forte presença de elementos místicos, transcendentais e voltado para a subjetividade.
A poesia simbolista está repleta de misticismo e musicalidade, característica explorada, sobretudo, pelo uso das figuras de som (aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia) e ainda, pela escolha de temas como o amor, o tédio, a morte e a espiritualidade humana.