A cavidade pericárdica é um espaço que cerca o coração e os grandes vasos. Nele há uma camada fina de tecido conectivo que contém dois componentes: O pericárdio parietal (fibroso) e visceral (seroso). O pericárdio visceral cobre a superfície externa do coração, por isso também chamado de epicárdio.
O pericárdio é um saco fibrosseroso de parede dupla que envolve: o coração. o fluido pericárdico. as raízes dos grandes vasos.
Cavidade Pericardial Aproximadamente 20-30 ml no volume, este líquido soroso actuam como um lubrificante e minimizam a fricção entre o epicardium e a camada parietal enquanto os músculos de coração expandem e contratam com a batida do coração.
O derrame pericárdico corresponde ao acúmulo de sangue ou líquidos na membrana que envolve o coração, o pericárdio, resultando no tamponamento cardíaco, o que interfere diretamente no fluxo de sangue para os órgãos e tecidos, e, por isso, é considerada uma situação grave e que deve ser tratada o mais rápido possível.
Indicações do procedimento Na toracocentese, indica-se para o alívio sintomático (dispneia, tosse e dor torácica) pode ser considerada ainda para pacientes com derrames de origem cardíaca, renal, neoplásica, ao aguardar o ajuste terapêutico da doença de base.
A toracocentese para coleta de líquido pleural é um procedimento seguro, de baixo custo e que fornece grande eficiência diagnóstica. Essa técnica é responsável pela obtenção de mais de 90% das amostras de fluido pleural que são encaminhadas para diagnóstico laboratorial.
A pleura serve para manter os pulmões “armados” na ventilação, ou seja, abertos para as trocas gasosas. Isso porque o líquido pleural, juntamente com uma pressão negativa da cavidade pleural, mantém as pleuras parietal e visceral estabilizadas e aderentes, evitando um colapso pulmonar.
A pleura é uma pequena camada de tecido fino que reveste os pulmões (pleura visceral) e a parede interna do tórax (pleura parietal).