As cetonas são encontradas na natureza em flores e frutos. Em geral, são líquidos de odor agradável. Muitas cetonas artificiais e naturais são usadas como perfumes e alimentos. Algumas são substâncias medicinais, como os compostos cetônicos da urina.
O etanal ou aldeído acético, ou ainda acetaldeído, tem cheiro forte e é solúvel em água. É obtido a partir do acetileno. É o ponto de partida para a fabricação de pesticidas, medicamentos, inseticidas e espelhos. Usado na produção de anidrido acético, ácido acético (presente no vinagre) e resinas.
Principais Aldeídos Etanal (Acetaldeído): O aldeído acético, de fórmula molecular C2H4O, é utilizado na produção do etanol, do ácido acético, na fabricação de espelhos, medicamentos, resinas sintéticas, pesticidas, corantes e ainda, na preservação de frutas.
Utilidade. Os ácidos carboxílicos estão muito presentes no nosso cotidiano. O ácido mais simples é o que contém apenas um carbono, o ácido metanoico ou ácido fórmico. ... O ácido metanoico pode ser usado no tingimento de lã, curtimento de peles de animais, como conservante de sucos de frutas e na produção de desinfetante.
Obtenção do ácido acético A forma mais simples de obter o ácido acético é pela oxidação do álcool etílico ou etanol. Essa reação é uma oxidação aeróbica produzida por bactérias dos gêneros Acetobacter e Clostridium acetobtylicum que ocorre, por exemplo, quando uma garrafa de vinho é deixada aberta.
Além do seu uso no vinagre, o ácido etanoico também é usado como solvente, é largamente empregado em laboratório como ácido fraco, como tempero, em tinturaria, perfumaria, na produção de corantes, na fabricação de acetonas, em tintas, na seda sintética, na produção de acetato de vinila (do qual se obtém o plástico PVA) ...
O ácido acético é o principal constituinte do vinagre, que é usado em temperos na cozinha, em limpezas e na preparação de perfumes, corantes, seda artificial e acetona. Outra função importante dos ácidos carboxílicos em nossa vida pode ser vista no texto Ácidos carboxílicos e filtros solares.
O vinagre é uma mistura de água com 4-5% de ácido acético. ... A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico. Esse ácido imediatamente se decompõe em dióxido de carbono. Quando se adiciona vinagre ao bicarbonato, é o gás carbônico que gera as bolhas.
Vinagre e bicarbonato de sódio são grandes aliados no preparo de alimentos, mas também são supereficientes quando o assunto é deixar a casa limpa. Eles neutralizam odores, tiram manchas, limpam rejuntes, removem gordura e muito mais.
Ao juntar-se o vinagre com o fermento, a reacção ocorre de imediato, com a produção de dióxido de carbono (CO2) gasoso, o que origina uma efervescência característica.
Isso porque caso a mistura contenha uma quantidade maior de bicarbonato poderá deixar o estômago com um pH muito básico, o que dificulta a digestão e aumenta a formação de gases. Já se a mistura tiver uma quantidade muito grande de limão, o pH poderá continuar ácido, não aliviando os sintomas.
A mistura do limão e do bicarbonato tem a capacidade de alcalinizar o organismo. O que ajuda, por exemplo, a combater a acidez dos rins quando o corpo não consegue eliminar a quantidade necessária de ácido ou nos casos em que o próprio corpo não produz acidez suficiente.
Se a pessoa tiver predisposição à retenção de líquidos e usar doses altas, o bicarbonato pode provocar edemas. Náusea e vômitos também são sintomas comuns. Pode ocorrer também a diminuição da urina e da absorção dos anticoagulantes.
Combate à acidez estomacal: Pessoas com problemas de digestão relacionados ao estômago podem usar o bicarbonato de sódio como antiácido, neutralizando o ácido clorídrico. Pedras nos rins: O bicarbonato de sódio pode ajudar indiretamente quem tem pedras nos rins formadas por oxalato de cálcio.
O novo estudo. Uma solução de água e bicarbonato de sódio para beber todos os dias pode reduzir as chances de ter artrite reumatóide e outras doenças autoimunes.
O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina que dissolve na água e que pode ser usado para vários fins, desde clarear os dentes, combater a acidez estomacal, limpar a garganta ou melhorar o rendimento nos treinos, por exemplo.
O ideal é fazer um bochecho ou gargarejo de água com bicarbonato. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da boca, que é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e de cáries.
Aplicando o bicarbonato puro, diretamente na pasta de dente, e em seguida realizar a escovação normal, ajuda bastante a tratar e evitar a gengivite. A utilização do bicarbonato de sódio é comprovadamente benéfica no tratamento de gengivite, tártaro, placa bacteriana e aftas.
Entre os benefícios do uso do bicarbonato como shampoo, está o fato dele promover uma limpeza profunda dos fios e da cabeça, eliminando o aspecto oleoso e evitando o acúmulo de resíduos no couro cabeludo.
No entanto, o bicarbonato pode ajudar a curar a afta mais rápido porque aumenta o pH da saliva. O método mais correto de aplica é diluir 1 colher de café de bicarbonato de sódio em um copo com água e fazer bochechos de 2 a 3 vezes ao dia.
Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local. Para isso, basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.
O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Repita este procedimento três vezes por dia para ajudar na cicatrização.
Remédios para tratar a afta e opções caseiras
Medicamentos para Afta
As aftas também podem surgir na boca como resultado de algum trauma na região, como um acidente, uma mordida na bochecha ou até mesmo após a realização de alguma cirurgia bucal, como o procedimento de extração dos dentes do siso. Doenças inflamatórias e problemas gastrointestinais também podem ser resultado das aftas.
Embora ninguém saiba o que causa a afta, vários fatores combinados podem contribuir para seu aparecimento. Os fatores mais comuns são: Lesão bucal: tratamento dentário, escovação, prática de esportes, mordida na bochecha. Sensibilidades alimentar: chocolate, café, alimentos altamente ácidos ou condimentados.