Aonde é a combinação da preposição [a] + [onde]. A preposição [a] adicionada ao [onde] é que dá ao advérbio interrogativo a ideia de movimento (= lugar a que).
Onde significa no lugar em que, no qual lugar, e junta-se a verbos que encerram a idéia de quietação; aonde significa para o lugar que, para o qual lugar, para que parte, para que lugar, e junta-se a verbos que encerram idéia de movimento".
Aonde é um advérbio que, assim como onde, indica lugar. Entretanto, só pode ser utilizado como indicativo de movimento, por isso deve ser usado ao lado de verbos que indiquem esse deslocamento (ir, levar, chegar, dirigir etc.).
Veja alguns exemplos:
O uso dos porquês depende do sentido que queremos dar a uma frase. ... Já o “por quê”, no sentido de “por qual razão” ou “por qual motivo”, leva acento quando ocorre no final de frase e antes de ponto-final, ponto de exclamação ou de interrogação.
Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas....À utiliza-se apenas isoladamente, no singular (à) ou no plural (às), e nas seguintes palavras:
Evidentemente, se o termo regido não admitir a anteposição do artigo feminino "a" (s), não haverá crase. Veja os principais casos em que a crase NÃO ocorre: - Diante de substantivos masculinos: Andamos a cavalo.
Importante: a crase não é o acento, é o processo de junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”. O acento chama-se acento grave marcador de crase.