A Educação infantil envolve cuidados com a saúde, o bem-estar e a segurança, mas também precisa de atividades adequadas para o estímulo do desenvolvimento intelectual da criança. Com foco no desenvolvimento integral – cognitivo, físico, social e afetivo. ... - Desenvolvimento cognitivo, físico, psíquico e motor.
Cursos Bayley Brasilhttps://www.cursosbayleybrasil.com.brhttps://www.cursosbayleybrasil.com.br
As crianças apresentam progressos em espaços de tempo definidos, chamados de marcos de desenvolvimento. Estes aprendizados precisam ser acompanhados de perto. Quem tem ou teve bebê fica surpreso a cada conquista e ansioso para a chegada de cada nova etapa, quando vai engatinhar, ficar de pé, falar.
Podemos observar quatro áreas no desenvolvimento de uma criança, as quais são: a física, a cognitiva, a emocional e a social. Essas áreas necessitam estar sintonizadas e precisam se desenvolver na mesma proporção.
O psicólogo e pesquisador da infância, Jean Piaget, elencou 4 fases do desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operatório, operacional concreto e operacional formal.
Concluímos então, que a Educação Infantil é um alicerce e é primordial para a aprendizagem. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar no futuro, promove o lúdico, o ético, a cidadania e os laços afetivos, propiciando à criança resultados efetivos para toda a vida.
Trabalhar com educação infantil não é nada fácil. ... Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, e natureza e sociedade.
Garantindo o direito de Conviver Permitir que as crianças participem da organização da convivência do grupo e, então, envolvê-las nas tarefas que viabilizam o cotidiano, como organizar o ambiente das refeições ou acomodar os brinquedos.
Conviver envolve estar em relação não somente com pessoas, mas em algum contexto, compartilhando algo em comum”. exercício da solidariedade e da cooperação do respeito e da vida partilhada no ambiente escolar. ... Nesse sentido, é preciso muito mais que estar juntos no espaço escolar.
- Reconhecer os objetos, lugares e suas funções no âmbito da sala de aula e nos outros espaços da instituição; - Reconhecer e identificar os diferentes momentos da rotina: alimentação, hora do descanso, higiene pessoal e demais atividades.
A BNCC atribui à brincadeira um papel essencial na educação infantil, como já sugere as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). ... A brincadeira figura nela como um dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento, ao lado do direito de conviver, participar, explorar, comunicar, conhecer-se.
Objetivo das Atividades enviadas: Estimular a concentração, a imaginação, a coordenação motora, a atenção e a linguagem corporal. BRINCADEIRA: SEU MESTRE MANDOU! Desenvolvimento: Para desenvolver a brincadeira, é preciso que a família participe, se envolva e se divirta!
Funciona assim: um dos participantes será o mestre e ficará na frente dos outros jogadores. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão obedecê-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “o mestre mandou”. As frases que não começarem com estas palavras não devem ser obedecidas.
Jeito de brincar O grupo define quem será o mestre, que vai comandar a brincadeira. Ele diz: "Seu mestre mandou!" Todos perguntam: "Fazer o quê?" Aí ele inventa tarefas para o grupo: pular numa perna só, buscar um lápis vermelho, achar uma flor etc.
Você já brincou de siga o mestre? As regras do jogo são bem simples:
A brincadeira é simples: uma pessoa é escolhida para ser o pegador e os demais ficam espalhados. O pegador diz “alerta cor!” e os demais perguntam “que cor?”. O pegador, então, escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos, caso contrário, poderão ser pegos.
O 'golzinho' é uma brincadeira popular entre crianças e adolescentes. Pelas ruas de Salvador, é comum observar quatro ou seis jovens igualmente divididos em dois grupos, jogando uns contra os outros. O objetivo: acertar o gol adversário, guardado por traves em tamanho reduzido.