A celulose é um polímero de glicose, presente na parede celular de todos os órgãos vegetais.
As fibras celulósicas são as fibras cujo componente primordial é a celulose. A celulose é um polímero linear construído pela seqüência de β-glucose. A celulose é um carboidrato constituído por 44,4% de carbono, 6,2% de hidrogênio e 49,4% de oxigênio.
Podem ser classificadas quanto a sua origem em: vegetal, animal e mineral....São as fibras obtidas a partir de:
Classificação de Fibras Têxteis | Fibras Têxteis como Natural, Manmade, Miscell. Vários tipos de fibras têxteis são encontrados em todo o mundo. ... a) Bast Fibres como Juta, Linho, Cânhamo, Kenaf, Sunn, Urena e Urtiga. b) Fibras de sementes e frutas como coco, algodão.
São exemplos de fibras naturais o algodão, seda, linho, lã, juta, coco, sisal, rami, abacá, cânhamo, malva e coroá. Essas fibras são bem confortáveis e flexíveis, além de ter toque agradável e deixar a pele respirar.
As fibras podem ser classificadas de diversas formas, como em solúveis e insolúveis, de acordo com a sua solubilidade no sistema gastrointestinal.
Conheça os principais tipos de algodão do mundo
Os tipos mais comuns de tecidos de algodão no mercado são:
Uma das fibras naturais mais usadas do mundo, o algodão é uma fibra branca de origem vegetal, gerada ao redor das sementes do algodoeiro. Essa planta é comum em arbustos nativos de regiões tropicais e subtropicais, como África, Ásia e América. ...
O algodão é a principal matéria-prima das tecelagens! 1 - Definição de Algodão: Fibra natural de origem vegetal procedente do algodoeiro. O tecido a base de algodão detém melhor capacidade de absorção de umidade é adequado para o clima brasileiro, quente e úmido.