No mesmo período histórico, Karl Marx cunhou uma conceituação crítica do termo ideologia, designando-o como uma falsa consciência sistematizada da realidade social, política e econômica, cujo objetivo é perpetuar a dominação da classe burguesa sobre trabalhadores por meio do falseamento da realidade. ...
O conceito ideologia foi criado pelo francês Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1754-1836). ... Este filósofo o empregou pela primeira vez em seu livro "Elementos de Ideologia", de 1801. para designar o "estudo científico das ideias".
Ideologia se manifesta em quantidade em nosso cotidiano, consiste em pensamentos e ideais que representam o que uma pessoa ou um grupo da sociedade pensa, ou seja, seus peincípios, que são orientado para ações sociais e políticas.
A ideologia pode ser notada com uma conduta seguida por um indivíduo, ou por um grupo, sobre determinada concepção. ... Por isso, a ideologia se concentra na escola, que junto do ambiente familiar e da socialização compõe os espaços mais importantes para a formação do indivíduo.
Com o objetivo de impor os interesses particulares da classe dominante, esse corpus produz uma universalidade imaginária. A noção de ideologia pode ser compreendida como um corpus de representações e de normas que fixam e prescrevem de antemão o que se deve e como se deve pensar, agir e sentir.
Segundo o educador pernambucano, Paulo Freire (1921-1997), o papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que professor, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, professor e estudante aprendem juntos, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar.
O mais célebre educador brasileiro, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. ... O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.
Para Paulo Freire a educação era vista como uma forma de liberdade para o povo, por isso é tratada como ato político. O patrono da pedagogia brasileira entendia que os erros gramaticais faziam parte do meio social do aluno.
Freire é pernambucano e um dos mais respeitados intelectuais de todos os tempos da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento pedagogia crítica. Criou a Pedagogia do Oprimido, método de alfabetização de adultos implementado no Brasil e em diversos países no exterior.