No Brasil o tipo de colonização ocorrida foi a exploração, pois os portugueses vieram para o Brasil em 1500 para extrair recursos minerais e para produzir açúcar levando o lucro para Portugal . Os portugueses não queriam desenvolver o Brasil, queriam apenas explorar.
Resposta. No Brasil a colonização foi de exploração, cujo intuito principal era a obtenção de lucro da colônia por parte da metrópole (Portugal). Pra ficar mais fácil de entender é só lembrar que a dos EUA(na época 13 colônias inglesas) foi de povoamento devido aos protestantes fugidos da Inglaterra.
A América recebeu dois tipos de colonização: a de exploração e a de povoamento. A América foi descoberta pelos europeus, após esse acontecimento diversos países do velho continente se dirigiram para a nova terra.
1 Ato ou efeito de colonizar; estabelecimento de colônia, povoamento por colônia. 2 Estado ou situação de colonizado. 3 Econ , Polít Processo de exploração de colônias ou de territórios colonizados.
História da colonização da África
A colonização realizada na África gerou uma grande quantidade de entraves para os países colonizados no continente, como por exemplo, a presença de grande morte e guerras na região.
Uma das mais graves consequências da colonização europeia na África foi a instalação de fronteiras artificiais. Essas fronteiras foram desenhadas e estipuladas na Conferência de Berlim, em 1884, pelos países europeus, o que acarretou problemas até hoje vistos na África.
O crescimento demográfico, a estagnação econômica, as epidemias e as guerras étnicas deterioraram seriamente o padrão de vida de boa parte dos afro-asiáticos. Os sucessivos desastres naturais – secas, inundações, tufões, tsunamis – têm ocasionado terríveis catástrofes humanas em várias regiões da África e da Ásia.
Durante o processo de colonização da Ásia os europeus enfrentaram resistência por parte de algumas nações, dentre elas a indiana e a chinesa. ... Assim, as nações europeias dominaram tais territórios e os exploraram. O continente foi descolonizado após a Segunda Guerra Mundial.
Muitas colônias se tornaram independentes entre 1945 e 1950, das quais podemos citar: Índia, Paquistão, Sri Lanka, Filipinas, Indonésia, Vietnã, Laos. ... Em 1945, a Coreia deixou de se submeter aos domínios japoneses. Essa ex-colônia japonesa se dividiu em 1948, formando dois países: Coreia do Norte e Coreia do Sul.
Europa. No continente europeu, uma dos principais causas de conflitos é a questão do povo basco. O povo basco está distribuído no nordeste da Espanha e sudoeste da França. Essa etnia luta pela independência política e territorial há pelo menos 40 anos.
Desde o final da Segunda Guerra Mundial, o Oriente Médio transformou-se em uma das regiões mais instáveis do mundo. Os conflitos ocorrem, na maioria das vezes, por fatores geoestratégicos, como o controle do petróleo, rivalidades locais e conflitos religiosos entre cristãos, judeus e muçulmanos xiittas e sunitas.
AS CAUSAS DOS CONFLITOS