SSDs (Solid State Drives) recebem esse nome para se diferenciar dos HDDs (Hard Disk Drive, que chamamos de discos rígidos), já que não utilizam partes móveis. Ou seja, não sofrem com possíveis falhas mecânicas, já que não há nada se movimentando dentro de um SSD.
Os SSDs mais comuns no mercado possuem dois componentes fundamentais: a memória flash e o controlador. A memória flash guarda todos os arquivos e, diferente dos discos magnéticos dos HDs, não necessita de partes móveis nem motores para funcionar.
Eles também esquentam menos, consomem menos energia e são bem menores e mais leves. Por outro lado, as unidades de estado sólido apresentam capacidade de armazenamento muito menor do que a do disco rígido. A maioria dos SSDs atuais usam tecnologia MLC (Multi-Level Cell), capaz de guardar dois bits por célula.
Uma unidade de estado sólido (SSD) é uma nova geração de dispositivos de armazenamento usados em computadores. Mas, o que é SSD no notebook? Os SSDs substituem os discos rígidos mecânicos tradicionais (SSD) usando memória baseada em flash, ou seja, muito mais rápida, otimizando sua performance.
Assim, enquanto um SSD pode ser ligado utilizando a interface M. ... Para ter noção da diferença na velocidade, um SSD SATA 3 tem um limite Read/Write de 530/500 MB/s, enquanto um SSD M. 2 NVMe chega facilmente aos 3500 MB/s.
A conexão M. 2 suporta dois tipos de interfaces de armazenamento: SATA e PCI Express. A principal diferença entre elas é o desempenho e o protocolo (idioma) “falado” pela unidade SSD.
Como vimos no segundo benefício do SATA M. 2, ele tem um tamanho menor do que o SSDs SATA III. Isso significa que o espaço extra pode ser utilizado (e geralmente é) para instalar um segundo disco. A vantagem dessa abordagem é que o usuário tem os benefícios do SSD e a capacidade de armazenamento de um HD.
Melhores SSDs Internos de 2021
Lista dos melhores SSDs NVMe M. 2 de 2020
Padrão NVMe oferece maior velocidade e design mais compacto para os SSDs. Um SSD M. 2 NVMe pode ser uma ótima opção para expandir o armazenamento em notebooks. Componentes do tipo oferecem ganho considerável de performance em relação aos HDs convencionais, por exemplo, e também são interessantes para desktops.
Os 5 Melhores SSDs para PC e Notebook em 2019
SSD Sandisk Plus, 480GB, SATA Os modelos SSD Plus da SanDisk oferecem robustez, maior velocidade e desempenho na inicialização, desligamento, transferência de dados e resposta de aplicativos. Esse SSD tem velocidades de até 535 MB/s.
Tabela de Comparação dos Melhores SSDs SATA 3