São relações que se estabelecem no espaço próximo da criança e que começam a ser desenvolvidas desde o nascimento, tais como: dentro, fora, em cima, embaixo, frente, atrás, perto, longe, a ideia de vizinhança, de separação, de continuidade, de ordem e de envolvimento.
A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. ... Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.
A estrutura espaço-temporal representa os fundamentos psicomotores básicos da aprendizagem e da função cognitiva, consolida o potencial de aprendizagem em uma criança, pois está imperiosamente inserida na escrita, na leitura e no cálculo.
De uma maneira bem divertida trabalhamos a lateralidade com as mãos e os pés. Para facilitar foi feito uma bolinha na mão direita de vermelho e no pé esquerdo de azul, para que as crianças fixarem melhor o termo direita e esquerdo no momento do comando, por exemplo: mão esquerda no vermelho, agora no amarelo.
Curiosamente, quanto maior a simetria dos hemisférios cerebrais, mais difícil diferenciar direita e esquerda....Alguns recursos podem ajudar na hora de saber se a direita é pra lá ou pra cá:
Uma criança é o robô, e seu parceiro é o guia. Auxiliados pela professora, combinam sinais de movimentação do robô. Por exemplo, se o guia tocar o lado esquerdo da cabeça do robô, esse vira para a esquerda; se tocar o lado direito, vira à direita; se tocar o alto da cabeça, o robô abaixa, e assim por diante.