Os verbos de ligação, também chamados de copulativos, têm a função de ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). ... Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem.
O predicado verbal é um tipo de predicado que tem como núcleo um verbo ou uma locução verbal que transmite a ideia de ação. ... Além do predicado verbal, há outros tipos de predicados: predicado nominal (o núcleo é um nome) e o predicado verbo-nominal (possui dois núcleos: um verbo e um nome).
Resposta. Resposta: Termos constituintes da oração - Sujeito e Predicado.
CAIU SO UMA CHUVA FININHA. O sujeito é formado pelo núcleo e seus determinantes, por isso é "uma chuva fininha" e não apenas "chuva".
A palavra principal de um termo que encerra a essência de sua significação chama-se núcleo. Em geral, o núcleo é uma palavra com função substantiva (geralmente o substantivo, a locução substantiva e o pronome substantivo) ou um verbo.
1. Tópico frasal ou frase-núcleo ou introdução. Consta, na maioria dos casos, de um ou dois períodos curtos iniciais em que se expressa de maneira clara e sucinta a idéia de núcleo. ... São as especificações que seguem a generalização do tópico frasal.
Resposta. Resposta: O parágrafo serve para desenvolver ou expandir uma determinada ideia.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Dica 1: É primordial que você entenda que o parágrafo deve ser constituído de apenas uma ideia, que aqui chamaremos de ideia-núcleo. ... O tópico frasal nada mais é do que a frase inicial de cada parágrafo, frase que resumirá a ideia a ser desenvolvida.
O parágrafo é um elemento textual com unidade de sentido que serve para dividir e organizar o texto. Para identificá-lo, basta procurar os trechos que iniciam com recuo na margem esquerda e encerram com ponto final. Eles podem se dividir em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão.