Pele viscosa é quando a pele fica suada e mais fria do que o normal, apesar das condições climáticas. Ela também, frequentemente, fica mais pálida nestas situações.
A hipotermia pode ter causas diversas, entretanto, uma das mais comuns é a exposição a baixas temperaturas. A pessoa com hipotermia inicialmente sente sintomas como tremores e pele fria. Com o tempo, pode ser observada confusão mental, dificuldade de fala e redução de batimentos cardíacos e frequência respiratória.
Se achar que tem urticária de frio, também chamada de alergia ao frio ou prurido a frio, consulte o seu médico. O tratamento para urticária de frio pode incluir anti-histamínicos, tomados antes da exposição ao frio.
3 Remédios Caseiros para tratar a Alergia na Pele
O frio e o aumento na umidade, características comuns à época do inverno mas que podem ser vistas agora, colaboram com o surgimento dos sintomas da chamada “alergia ao frio“. Fique atento se mãos, pés, nariz e orelhas apresentarem sinais de inchaço e vermelhidão, além de uma coceira.
Além do ressecamento, a médica relata também que o frio pode causar reações à pele se ela não receber uma hidratação correta. - A dermatite atópica (manchas ásperas na pele) e as indesejáveis coceiras, também denominadas de prurido, são algumas das reações mais comuns neste período de baixa temperatura- exemplifica.
A urticária ao frio é conhecida popularmente como “alergia ao frio”. Trata-se de um subtipo de urticária induzida, ou seja, aparece após um estímulo conhecido que, neste caso, é o contato da pele com o frio, como, por exemplo, água e objetos gelados.
A diminuição da temperatura está entre as principais causas da vermelhidão, que ressecam a área do rosto. O clima frio, diminui a transpiração do corpo, o que deixa a pele ainda mais seca. Isto pode piorar mais com banhos quentes e uso inadequado de sabonetes, que destroem a camada de gordura protetora da pele.
Isso acontece porque o sangue precisa circular mais rápido para levar oxigênio às células. Durante esse processo, os vasos sanguíneos se dilatam para que oxigênio chegue mais rápido nos músculos. E isso faz com que fiquemos com o rosto vermelho quando praticamos atividades físicas.
Isso acontece porque quando a temperatura do corpo começa a subir, o organismo transpira e dilata os vasos sanguíneos em sua pele para reduzi-la. Como o sangue oxigenado corre pela superfície da pele, o que ajuda a irradiar calor e impede o superaquecimento, o rosto fica vermelho.
Porque diante de uma situação de constrangimento, de stress ou até de medo, nosso corpo libera o hormônio adrenalina, que aumenta o fluxo de sangue e dilata os vasos sanguíneos do rosto, ocasionando a vermelhidão. O responsável por isso, explica o dr.
No mais, compressas frias com chá de camomila gelado e água boricada também podem suavizar o problema.
Veja quatro soluções para aliviar queimaduras solares