Massas de ar são grandes porções de ar que possuem condições internas de temperatura, pressão e umidade homogêneas. As massas de ar são grandes porções de ar que apresentam condições internas de temperatura, pressão e umidade relativamente homogêneas, influenciadas pela região onde são formadas.
A mPa – Polar Atlântica – chamada também de Polar Antártica, é a massa de ar frio que determina, durante c inverno, o estado de tempo ou comportamento atmosférico na Região Sul. Os avanços da Polar Atlântica provocam ondas de frio na Região Sul, na Região Sudeste e no Centro-Oeste. ... Atuação das massas de ar no Brasil.
Resposta. Resposta: mPa, ou seja, Massa Polar atlântica.
As massas de ar que serão ilustradas atingem a América do Sul e consequentemente do Brasil, são elas: Massa Equatorial Continental (MEC), Massa Equatorial Atlântica - Marítima (MEA), Massa Tropical Continental (MTC), Massa Tropical Atlântica – Marítima (MTA) e Massa Polar Atlântica – Marítima (MPA).
Por exemplo: uma massa originada em uma zona muito fria e úmida será igualmente fria e úmida. O Brasil, assim, sofre as variações de cinco massas de ar diferentes: a massa Equatorial continental (mEc), Equatorial atlântica (mEa), Tropical continental (mTc), Tropical atlântica (mTa) e a Polar atlântica (mPa).
No Verão, as massas de ar mEa, mEc, mTa e a mTc são as que mais influenciam o clima brasileiro. Como essas massas são quentes e possuem muita umidade, essa estação é bastante quente e úmida.
Resposta. Resposta: Nem todas as massas sao quentes e nem frias pois DEZEMBRO é o mês da Chuva entao assim podemos dizer que nao, nem todas sao quentes e frias!