Os orifícios que se desenvolvem quando partes dos ossos são eliminadas são denominadas osteolíticas ou lesões líticas. As lesões líticas são tão fracas que podem provocar fraturas com pouco ou nenhum trauma. Liberando substâncias que se transformam em osteoblastos.
O tratamento clássico inclui repouso, gelo e analgésicos. Recursos regenerativos da fisioterapia como a aplicação de laser e ultrassom aceleram o tempo de cicatrização óssea.
Edema (CID 10 - R60) é o inchaço causado pelo excesso de líquidos nos tecidos do corpo. Apesar do edema poder afetar qualquer parte do corpo, ele é mais comumente notado nas mãos, braços, pés, tornozelos e pernas.
Tarso proximal O tálus é o segundo maior osso do pé, e ajuda a ligá-lo à perna através das juntas do tornozelo. É um osso que se articula com a tíbia. O calcâneo, que é o maior osso do pé, serve de apoio para o tálus e tem um papel muito importante no suporte do peso e da estabilidade do corpo humano.
Tálus e Calcâneo O Tálus é a ligação entre o pé e a perna através da articulação do tornozelo. Já o calcâneo é o maior osso do tarso e faz projeção posterior em relação à tíbia e fíbula na forma de uma curta alavanca para os músculos da panturrilha inseridos em sua superfície posterior.
Causas de dor no calcanhar A dor no calcanhar pode ser devida à fascite plantar (inflamação da fáscia plantar), ao esporão do calcâneo, fratura de stress do calcâneo, entorse do tornozelo, doença de Sever, entre outras patologias, como veremos adiante com maior detalhe.
Os medicamentos mais comuns no tratamento de dores nos pés são:
Receita de escalda-pés de chá de camomila Despeje a água morna na bacia e, em seguida, o chá. Para finalizar o ritual de cuidados com os pés, acrescente de duas a quatro gotas do Óleo Amêndoas Doces Sève. O produto ajuda na hidratação. Por sua vez, a camomila propicia relaxamento, aliviando o stress e a ansiedade.