As fórmulas são equações que podem executar cálculos, retornar informações, manipular o conteúdo de outras células, testar condições e muito mais. Mesmo para as pessoas que não possuem muito conhecimento, criar uma fórmula no Microsoft Excel é bem simples.
Chegamos a seguinte conclusão: uma equação de primeiro grau é formada por ax+b=0, logo é igual ax=-b, e x=-b/a e assim obteremos o valor de x, no caso calculando isso no papel. Graças ao Excel, podemos pular direto para a última etapa… temos os valores pertencentes de a e b.
Há duas opções:
Selecione a opção “Gráficos” e depois o modelo “Dispersão”, conforme a imagem: Selecione o primeiro modelo e você terá a seguinte imagem: Conforme você definir mais valores, seu gráfico ganha o aspecto de uma linha reta maior.
Figura 1: Estruturar a tabela de dados no Excel, ir ao menu dados e clicar em análise de dados. Figura 2: Selecionar regressão. Figura 3: Selecionar o intervalo de dados desejado para as variáveis X e para as variáveis Y. Figura 4: Selecionar o nível de confiança de 95%, plotar resíduos e plotar a probabilidade normal.