EQST

O Que Uma Dor Nociceptiva?

O que é uma dor nociceptiva?

A dor nociceptiva é causada por uma lesão nos tecidos do corpo. (Consulte também Considerações gerais sobre a dor). A maioria das dores é do tipo nociceptivo. Elas resultam da estimulação dos receptores da dor quando ocorrem lesões no tecido (nociceptores), que estão localizados na pele ou nos órgãos internos.

Quais são os nociceptores?

Os nociceptores, que respondem as temperaturas nocivas, podem ser divididos em: unimodais, que são ativados por um estímulo térmico exclusivo; e os polimodais, que detectam estímulos dolorosos químicos, mecânicos e térmicos.

O que é comporta da dor?

Surgindo aí a teoria de “comportas da dor”. Os estudiosos definiram que emoções positivas modulam a dor, diminuído a mesma, enquanto as emoções negativas exacerbam a dor. Esta modulação ocorrida pelas emoções se dá principalmente pela liberação de opióides endógenos, que são fármacos produzidos pelo próprio organismo.

O que é a modulação da dor?

A modulação compreende um conjunto de mecanismos que atenuam ou amplificam os impulsos nociceptivos, podendo ocorrer a nível periférico ou central. Porém, é o corno posterior da espinhal medula o local mais importante onde se dá esta ação.

O que é supressão da dor?

A Supressão de Dor é o poder de não sentir dor.

O que é a fisiopatologia da dor?

A fisiopatologia da dor constitui um capítulo do estudo das bases neuro- fisiológicas da sensação. Entre as múltiplas mensagens recebidas pelo cé- rebro há uma categoria especial que dá origem a uma sensação que envolve sempre nossa afetividade e nos é desagradável: a dor.

O que é a Teoria da Comporta?

Pela teoria das comportas, estes interneurônios dependem da competição entre o estímulo nocivo e o proprioceptivo. Como a velocidade do estímulo proprioceptivo é maior, sua chegada no corno posterior irá ativar os interneu- rônios e facilitará a liberação de substâncias opioides e da GABA3,4.

Quais são as dimensões da dor que conhecemos e estudamos para tentarmos entender a dor?

A dor apresenta basicamente três dimensões de expressão: a sensorial-discriminativa a motivacional-afetiva e a cognitiva avaliativa, sustentadas por sistemas especializados no sistema nervosa central (SNC).

Como as técnicas de fisioterapia podem estimular a ação dos neurônios inibitórios da dor?

Portanto, as técnicas de fisioterapia podem estimular as vias descendentes pelo sistema lateral (opioide) e ventrolateral (não opioide) liberando neurotransmissores inibitórios.

Quais os efeitos teciduais da cinesioterapia na reabilitação de pacientes com dor crônica?

Já por meio da cinesioterapia, o alongamento interfere na flexibilidade, relaxando os músculos que estão contraídos e rígidos, diminuindo a dor (26, 32). Outros autores evidenciam que a atividade física poderia modular a dor, sendo capaz de aumentar a tolerância a esse estímulo (27, 33-36).

Quais pessoas se beneficiam do tratamento fisioterapêutico?

Um benefício desses tratamentos é que o fisioterapeuta, em boa parte dos casos, pode atender os pacientes em domicílio, ponto muito interessante para idosos ou pessoas em recuperação de cirurgias.

Qual o papel da fisioterapia no tratamento de um paciente com câncer?

A fisioterapia na oncologia faz parte da equipe multidisciplinar da saúde e atua de forma bastante abrangente na sintomatologia dos pacientes oncológicos, tendo como metas preservar e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas, assim como prevenir, tratar e minimizar os distúrbios e seqüelas ...

O que é a oncologia?

A oncologia é um ramo da ciência médica que lida com tumores e com câncer. A palavra Oncologia tem origem em duas acepções, na palavra grega "onkos" (onco) que significa massa, volume, tumor e no termo "logia” que significa estudo, por tanto oncologia é o estudo dos tumores.

Qual a função de um oncologista?

Comenta a oncologista do ICB, Luiza Weis. O oncologista é responsável pelo tratamento de diversos tipos de tumores, e a especialidade subdivide-se entre Oncologia Adulta e Pediátrica.

O que faz o médico oncologista?

Atualmente, frente aos grandes avanços no tratamento do câncer, o Oncologista Clínico é o especialista adequado para uma avaliação geral do paciente e promover uma avaliação multidisciplinar, isto é, coordenar a ação de todas as especialidades envolvidas no tratamento do câncer (cancerologia clínica, cirurgia ...

O que é a doença oncológica?

O cancro é o termo utilizado para denominar um conjunto de doenças caracterizadas por um crescimento anormal e descontrolado das células.

Como é feito o exame de Oncologia?

A maioria dos exames de imagem utiliza a radiação ionizante, mas esse não é o caso da ultrassonografia....

  1. Exames de sangue, dependendo da neoplasia;
  2. Biópsias;
  3. Mamografias;
  4. Radiografia;
  5. Ressonância magnética;
  6. Tomografia computadorizada;
  7. Ultrassonografia, dentre outros.

Por que trabalhar com oncologia?

Esta é uma excelente carreira para quem busca uma sólida relação médico-paciente, novos desafios e interface com as mais diversas especialidades médicas. Embora a exigência nesta área seja grande, tanto em competência, como em termos de tempo, a satisfação pessoal é inigualável e crescente.

O que é o que é metástase?

As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. Esse processo, conhecido como metástase, causa problemas sérios e, por isso, é muito importante que seja detectado e tratado o mais cedo possível.