O voto de nazireado (ou nazireato), foi institucionalizado e regulamentado na Torá no Livro de Números 6:1-21. Em virtude desta consagração, o nazireu devia abster-se de tomar certos alimentos e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres, além de não comer carne em muitas circunstâncias.
Sou filho de Manoá, Nazireu (quando um homem ou uma mulher fizerem voto de se santificar e se consagrar ao Senhor), minha mãe uma mulher estéril, ou seja, nasci de uma forma milagrosa, fui dado aos meus pais como promessa de Deus.
Dalila se queixou com Sansão: “Você caçoou de mim e mentiu”. Dalila insistiu e mais duas vezes Sansão a enganou. Então Dalila lhe disse: “Como você pode dizer que me ama se não confia em mim?” Sansão caiu no desespero e lhe contou que sua força estava no cabelo que nunca havia sido cortado.
Foi então que Dalila (não se sabe através de que artes) conseguiu saber o segredo da força de Sansão. Este disse-lhe que, se os seus cabelos fossem cortados, a sua força abandoná-lo-ia e ficaria fraco como uma criança. Sansão adormeceu no colo de Dalila e esta, suavemente, cortou-lhe os caracóis dos cabelos.
Recebe o nome de filisteu um povo da Antiguidade que habitava a região da Palestina. O termo "filisteu" tem origem no vocábulo hebraico "plishtim", e tal comunidade é largamente citada no Antigo Testamento, onde aparece em passagens importantes da Bíblia, em meio às histórias de personagens como Abraão, Sansão e Davi.
Resuma I Samuel 5:7–12 e I Samuel 6 explicando que as pragas se espalharam pelas cidades filisteias e que alguns filisteus morreram. Quando as pragas pioraram, os filisteus devolveram a arca aos israelitas, numa tentativa de apaziguar a ira do Senhor.
A história envolvendo a arca e a igreja Nossa Senhora de Sião data dos anos 1400, final da Idade Média. A lenda dá conta de que a Arca da Aliança foi levada para a Etiópia há mais de três mil anos, após um homem chamado Menelik, que seria filho da rainha de Sabá e do rei Salomão, tê-la roubado de Israel.
O templo bíblico encontrado próximo a Jerusalém pode ter relação com a "grande pedra", onde estaria a Arca da Aliança - objeto em que coisas sagradas teriam sido guardadas. Os arqueólogos escavaram o templo de 3.
Pesquisadores escavam em Israel o lugar onde esteve o baú que, de acordo com a Bíblia, transportou os Dez Mandamentos, e que é cercado de histórias fantásticas. Pintura do americano Benjamin West (1738-1820) retratando a Arca da Aliança.
Anteriormente estava na terra dos filisteus. Com seu irmão Aiô, dirigiu o carro em que a arca foi colocada quando Davi tentou trazê-lo até Jerusalém. Quando os bois tropeçaram, Uzá, em violação direta da lei divina, encostou na arca com a mão, e foi imediatamente morto.