crossorigin="anonymous">
As árvores filogenéticas ilustram o processo de evolução. Evolução significa transformações e mudanças nos seres vivos. ... O ponto inicial da bifurcação, chamado de nó, representa o ancestral comum de onde derivaram os diferentes grupos de seres vivos representados nos ramos.
As árvores filogenéticas são diagramas que representam essas relações de ancestralidade e descendências, consistindo em linhas que se bifurcam de acordo com a existência no passado de um evento que transformou uma espécie em duas novas espécies.
A cladística é composta pelos clados, agrupamentos que incluem todos descendentes (vivos ou extintos) e um ancestral comum, é todo grupo que envolva mais de uma linhagem e um ancestral comum.
Conjunto de indivíduos de qualquer classe taxonómica que podem ter procedido de um ancestral comum. Os seres humanos e os macacos, por exemplo, são muitas vezes considerados um grupo natural, procedentes de ancestrais fósseis, os Dryopithecus, os seus parentes mais próximos.
Filogenia e Cladística A filogenia é a história genealógica de uma espécie e de suas hipotéticas relações de ancestrais e descendentes. Baseia-se em estudos morfológicos, comportamentais e moleculares.
Sabe-se que a ontogenia refere-se ao desenvolvimento do organismo. Enquanto, a filogenia é a hipótese acerca das relações de parentesco entre os seres vivos. A filogenia busca definir hipóteses sobre as histórias evolutivas das espécies, desde os seus ancestrais até os seres recentes.
O conceito biológico de espécie afirma basicamente que indivíduos podem ser considerados de uma mesma espécie quando vivem em populações naturais e são capazes de cruzar.
A taxonomia é a ciência que nomeia, descreve e classifica os seres vivos em grupos hierárquicos denominados táxons. ... A Filogenia estuda as relações evolutivas entre grupos de seres vivos, traçando padrões de ancestralidade compartilhada por diferentes linhagens.
A especiação é a formação de especies novas, e a filogenia é a historia evolutiva dos seres vivos em relação ao seu material genético. ... Com a diferenciação entre eles, passaram a surgir novas especies, diferentes e bem adaptadas ao ambiente.
Esta ciência estuda as relações de parentescos entre os organismos e suas histórias evolutivas. A Taxonomia atua depois que ocorre a geração da árvore filogenética de um ser vivo. ... Como existem milhões de seres vivos em nosso planeta, esta classificação é de extrema importância para o estudo científicos dos seres vivos.