Tecido Epitelial Suas células encontram-se sempre bem próximas umas das outras e há pouco ou nenhum espaço intercelular. Não existem vasos sanguíneos no interior do epitélio, por isso o tecido é chamado de avascular.
O tecido epitelial é avascular, não possuindo irrigação sanguínea própria. Sua nutrição normalmente ocorre por difusão dos nutrientes pela membrana basal das células dos tecidos conjuntivos (CORNAK, 1996).
tecido epitelial está o fato de ser avascular, ou seja, não tem vasos sanguíneos; as células se organizarem de maneira extremamente aglomerada, o que cria uma organização e um formato específicos; possui suprimento nervoso; realiza sua nutrição por meio de plexos nervosos da lâmina basal.
Célula é a definição de uma unidade microscópica estrutural e funcional dos organismos. ... Já os tecidos são grupos de células, organizados que atuam de maneira integrada para desempenhar funções vitais. Os tecidos são agrupados em quatro grupos: tecido nervos, tecido epitelial, tecido muscular e tecido conjuntivo.
As células agrupadas com as mesmas características formam um tecido. Existem quatro tipos de tecidos animais – epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular – e cada um desses tipos principais apresenta variações. Um órgão geralmente é composto por vários tipos de tecidos (Figura 1).
Os sistemas "humanos" também estão presentes em vários animais.
Os tecidos condutores são responsáveis pelo transporte e distribuição de água e substâncias pelo corpo da planta. Os tecidos condutores são o xilema e o floema. O xilema e floema podem ser primários ou secundários. ... O floema transporta a seiva elaborada (matéria orgânica) das folhas até o caule e raízes.