CNES é a sigla para Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Ele é responsável por organizar as informações sobre equipe, profissionais e unidades de saúde, além de dados sobre a infraestrutura, leitos disponíveis, tipos de atendimentos, etc.
A consulta do CNES para profissionais de saúde é feita diretamente pelo site cnes.datasus.gov.br. Você conseguirá consultar tanto pelos profissionais quanto pelos estabelecimentos, e o número de informações detalhadas a respeito do estabelecimento pode variar de acordo com o tamanho.
No site https://portaldocidadao.saude.gov.br, o associado pode verificar se o seu número já foi gerado. Basta preencher, sem acento nem cedilha, os campos solicitados no link “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome”.
Para reativar o estabelecimento, basta encaminhar informações do estabelecimento para a base nacional, desde que não seja rejeitado.
Se o usuário que deseja realizar as alterações não trabalha com o sistema do CNES, deve-se entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde ou Secretaria de Estado da Saúde, a depender da gestão do estabelecimento, e solicitar a atualização.
Para fechar a competência atual, e dar início à próxima, o usuário deve, dentro do sistema, clicar em "Outros>Fechar Competência". O sistema trará a caixa de diálogo para confirmar o fechamento da competência. Clicar em "OK", e a competência será fechada, dando início à subsequente.
O prazo de encerramento do recebimento das atualizações estão previstas para acontecer entre o 5º dia útil de cada mês, conforme cronograma disponibilizado na página principal do sítio do CNES, menu Acesso Rápido, Cronograma.
1- Acesse o site do CNES (http://www.saude.rio.rj.gov.br/cnes), vá até o link “Sistema de Cadastramento no CNES - Nova versão”, depois clique em “Arquivo de Instalação e atualização do Programa - Completo ”. SCNES Completo”. 3- Aparecerá uma tela “para salvar o arquivo”, clique no botão “SALVAR”.
É a sigla do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, instituído pelo Ministério da Saúde (PT/SAS 511/2000), onde determina que todos os estabelecimentos que prestem assistência à saúde, públicos e privados existentes em todo território nacional devem cadastrar-se.
O cadastro CNES serve para identificação e acompanhamento de todo o sistema de saúde brasileiro. Portanto, é obrigatório para prestadores de serviço no setor.
Para instalar o Sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), o usuário deve acessar o site do CNES, em Downloads/Aplicativos e proceder o download do "SCNES ATUALIZAÇÃO", quando se tratar de atualização do sistema já instalado, ou o "SCNES COMPLETO", quando se tratar de uma nova instalação.