Um número decimal é finito ou exato (tem um número finito de dígitos), quando é representado por uma soma com número finito de parcelas. Define-se uma fração decimal, como uma fração cujo denominador é 10 ou potência de 10: 1/10; 5/100, 3/1000, etc.
Resposta. Os números decimais exatos são aqueles que apresentam um número finito de casas decimais nao nulas.
Número decimal finito é um número não inteiro que tem fim, por exemplo, 0,5. Já um número decimal infinito é aquele, não inteiro, que não tem fim, por exemplo, o Pi, que vale 3,..
números decimais finitos são aqueles que têm sua limitação, exemplo: 1,25. Os decimais infinitos são aqueles que não terminam ,sendo contínuo os números na casas décimas, exemplo: 1,6666666... e assim sucessivamente. espero ter ajudado.
Decimais infinitos não periódicos Eles possuem uma parte decimal que, além de ser infinita, não se repete periodicamente. O mais impressionante é que alguns destes números estão intimamente relacionados a muitos fenômenos naturais e são usados em diferentes áreas do conhecimento.
Números não periódicos são números que não se repetem infinitamente, como por exemplo o numeral 2, ou qualquer outro número natural por exemplo.
Além deles os decimais infinitos periódicos também são racionais, pelo mesmo motivo. Por fim, os decimais finitos periódicos também são racionais, mas os decimais infinitos não periódicos não, sendo eles então números irracionais.
Resposta: Divisão finita é quando os elementos tem um fim , e a divisão infinita é quando a sequencia não possui fim (ou resto) , um exemplo simples dessa questão é a sequencia dos números naturais .
Decimal exato é o que tem vírgula e variados números após a vírgula. Decimal periódico é o que tem vírgula e após a vírgula tem números IGUAIS.
Dizima periódica é a parte decimal infinita (não tem fim), pois repete igualmente. Por exemplo: 0,22222.... ; 2,... ; 0,2555... . Se dividirmos 2 : 9 chegaremos a 0, 2222.... . repete nas casas decimais é o 63.
Também é possível transformar um número decimal em uma fração decimal. Para isto, toma-se como numerador o número decimal sem a vírgula e como denominador a unidade (1) seguida de tantos zeros quantas forem as casas decimais do número dado. Como exemplo, temos: 0,5=5/10.
Para transformar uma fração em um número decimal é só efetuar a divisão, lembrando que os números inteiros também são decimais, só que ~depois da vírgula tem zero, então não os apresentamos.
Podemos concluir então que: Para se transformar uma fração decimal em número decimal, basta dar ao numerador tantas casas decimais quantos forem os zeros do denominador.
A fim de facilitar as definições que virão, a seguir estabelecemos algumas nomenclaturas. Um número decimal é formado por sua parte inteira e pela parte decimal. A parte decimal é organizada da seguinte maneira: décimo, centésimo, milésimo, décimo de milésimo, centésimo de milésimo e assim por diante.